Guia do Crossfit > Slider Home

Crossfit para iniciantes: conheça três exercícios básicos

Por Redação Doutíssima 11/06/2015

Apaixonados por crossfit, praticantes ou não dessa atividade, sabemos que sua técnica é de extrema importância para que seus exercícios sejam executados de maneira correta. Mas para àqueles que ainda não tiveram oportunidade de se iniciar no esporte, aí vai uma dica: Começamos sempre à partir de  exercícios de crossfit para iniciantes, pois são eles que nos darão base para avançar no esporte.

Esse artigo faz parte do Guia do Crossfit,  uma série de textos e vídeos que preparamos  para deixar vocês por dentro de tudo que acontece no universo crossfit. Bem-vindo ao nosso BOX

Dentre os exercícios que são consideratos introdutórios à atividade podemos citar :

  1. Air Squat
  2. Front Squat
  3. Overhead

Estes e muitos outros exercícios do crossfit devem ser feitos sempre acompanhados por um profissional da área, para que lesões e outros problemas sejam evitados, já que devemos adequar as atividades a nossas necessidades.  À seguir explico como cada exercício é feito. E aí, pronto para suar a camisa ?

1.Crossfit para iniciantes: Air Squat

O “air squat” ou “agachamento no ar” é um movimento fundamental do crossfit. Quem o pratica, inicia e termina o exercício com o corpo completamente estendido no chão. Os joelhos e a  ponta dos pés devem ficar levemente apontadas para fora.

crossfit para iniciantes

O air squat é um exercício típico de crossfit para iniciantes. Foto: Shutterstock.

Durante o agachamento, os braços devem subir em direção à linha dos ombros. Manter a coluna neutra, o peito direcionado para frente são partes necessárias do exercício. Para que o exercício realmente surta efeito, o quadril deve passar a linha dos joelhos.

Crossfit para iniciantes: Front Squat

Já o “front squat“, ou agachamento frontal,  é um outro tipo de agachamento. Este exercício demanda flexibilidade de punhos e  cotovelos para manter a barra na “rack position” ( posição correta) .

crossfit para iniciantes

O “front squats” deve ser executado de forma correta para evitar lesões no corpo. Foto: Shutterstock.

 

As orientações para esta atividade seguem os mesmos padrões do “air squat”. Devemos nos preocupar principalmente em manter a altura do cotovelo para que a barra fique em uma boa posição e suba com a postura correta.

Crossfit para iniciantes: Overhead

O “overhead“, ou “mão aberta”, é  um tipo de agachamento mais complexo, já que devemos manter a posição da barra acima da cabeça com a pegada aberta. O aluno deve começar a aprender esse movimento com pouco peso ou mesmo utilizando um pvc. as capacidades físicas mais utilizadas são flexibilidade, equilibrio e força.

crossfit para iniciantes

Agachamento mais complexo, o overhead é um exercício no qual a barra é mantido acima da cabeça. Foto: Shutterstock.

Os padrões de agachamento deste exercício são os mesmos. Com a barra na posição acima da cabeça devemos manter os cotovelos travados durante todo o movimento, ativar os ombros e olhar para frente.

Não se esqueça de sempre procurar ajuda profissional durante a prática do crossfit, usar os acessórios necessários para evitar lesões e sempre fazer alongamentos antes de executar os exercícios. Boa sorte!

Guia do Crossfit by Nathalia Pinheiro

Em parceria com o site Doutíssima, Nathalia Pinheiro é responsável pelo Guia do Crossfiit, uma série de artigos com vídeos tutoriais que te deixarão por dentro de tudo que rola no universo do crossfit.  Os textos serão publicados semanalmente, então , fique ligado e conheça todos os benefícios dessa atividade que virou febre entre os famosos.

Nascida em Belo Horizonte, Minas Gerais e formada em Educação Física, Natália é coach e atletada equipe Crossfit BH. Em 2014, ela foi campeã da Seletiva Sudeste Torneio Crossfit Brasil e ficou em 5° lugar no Crossfit Girls Challenge, em Jundiaí. Participou de três edições do Torneio Crossfit Brasil, em São Paulo e duas edições das Regionais América Laina de Crossfit, no Chile.

natalia-pinhero

Apaixonada pelo esporte, Natália é uma grande incentivadora da prática do crossfit “Com o Guia do Crossfit, espero poder mostrar um pouco mais desse esporte que eu tanto amo, e conseguir trazer mais pessoas para praticá-lo“.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!