Clínica Geral

Exercício é benéfico para síndrome dos ovários policísticos

Por Redação Doutíssima 02/07/2015

Se você sofre com a síndrome dos ovários policísticos (SOP), saiba que um novo estudo indica que o exercício neutraliza a dor decorrente da condição, que é uma espécie de distúrbio hormonal que afeta uma em cada 10 mulheres. O problema se desenvolve quando elas apresentam uma série de pequenos cistos nos ovários.

 

Além de comportamento hormonal imprevisível, essa doença pode desencadear diabetes, infertilidade, acne e crescimento excessivo de pelos.

ovarios policisticos

Prática regular de exercícios ajuda a melhorar ovulação em mulheres com SOP. Foto: iStock, Getty Images

 

Exercícios no tratamento dos ovários policísticos

O exercício é bom para você e não há nada de novo nessa notícia. No entanto, ele pode beneficiar mais algumas pessoas do que outras. Um novo estudo da Universidade de São Paulo estabeleceu uma ligação entre exercício e melhora da função sexual em mulheres com síndrome dos ovários policísticos.

 

De acordo com a pesquisa, o fortalecimento de braço e perna e os exercícios para músculos do tronco podem tornar o sexo mais agradável e menos doloroso para mulheres que sofrem de síndrome dos ovários policísticos.

 

A conclusão dos pesquisadores é que o treinamento de resistência melhorou vários aspectos da sexualidade em mulheres obesas com essa síndrome se comparadas a das mulheres com excesso de peso sem a condição.

Estudos anteriores já indicavam que mulheres com esse problema muitas vezes têm baixa autoestima em razão da aparência alterada, e que poderiam ter problemas com a função sexual, incluída a dor com o coito.

 

Além disso, um levantamento publicado no Human Reproduction comparou os efeitos do exercício físico e de uma dieta de baixa caloria em 40 mulheres com SOP.

Metade delas se exercitou com bicicleta ergométrica por 30 minutos, três dias por semana, enquanto as outras consumiram uma dieta de baixa caloria. Ao final das 24 semanas de observação, ambos os grupos apresentaram melhora na fertilidade, mas aquelas que se exercitaram tiveram melhor sensibilidade à insulina e perderam mais peso.

 

Os estudiosos explicam que o exercício preserva a massa corporal magra através da redução da gordura corporal e construção muscular, e que isso também ajuda a diminuir a insulina. E a redução da insulina melhora a ovulação.

A conclusão é que a atividade física regular combinada com uma dieta saudável é benéfica para melhorar a fertilidade e a insulina em mulheres com SOP.

 

Síndrome dos ovários policísticos é comum

A SOP é ​​uma desordem do sistema endócrino comum entre mulheres em idade reprodutiva. Quem tem síndrome dos ovários policísticos pode ter ovários aumentados, que contêm pequenas coleções de fluidos (chamados folículos) localizadas em cada ovário. Elas podem ser detectadas através de um exame de ultrassom.

 

Os períodos menstruais acabam sendo infrequentes ou prolongados e há excesso de crescimento do cabelo. A acne e a obesidade são outras das possíveis consequências em mulheres com a condição. Em adolescentes, a menstruação infrequente ou ausente é um sintoma da doença.

 

Algumas estatísticas indicam que a síndrome dos ovários policísticos é a maior causa de infertilidade anovulatória, e que afeta cerca de cinco a 22% da população feminina em idade reprodutiva.

É uma condição que requer atenção, já que predispõe para uma série de distúrbios crônicos e muitas vezes graves. Mulheres com SOP podem desenvolver, por exemplo, diabetes, distúrbios cardiovasculares e câncer.

O tratamento geralmente se concentra na gestão das principais preocupações individuais, como infertilidade, hirsutismo, acne ou obesidade. Para isso, mudanças no estilo de vida e alguns medicamentos, como anticoncepcionais, podem ser necessários.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!