Clínica Geral

Bebidas isotônicas são indicadas para hidratação? Saiba mais

Por Redação Doutíssima 19/10/2015

Se praticar exercícios físicos exige fôlego e determinação, a hidratação também não pode ficar de fora. Muitos atletas optam pelas bebidas isotônicas para repor os líquidos perdidos durante as atividades. Você sabe até que ponto seu consumo é benéfico? 

Hidratação e consumo de bebidas isotônicas

De acordo com a nutricionista esportiva Denise Faria Siegmann, as bebidas isotônicas, também chamadas de bebidas esportivas, são indicadas para praticantes de exercícios que queiram uma hidratação diferenciada, além da água. “Elas realizam a reposição de eletrólitos, perdidos principalmente através do suor durante o esforço físico”, explica.

bebidas-isotonicas-Fortissima-iStock-Getty-Images

Bebidas isotônicas ajudam a repor os líquidos perdidos durante as atividades. Foto: iStock, Getty Images

Denise aponta que, de maneira geral, essa opção contém água, sais minerais e carboidrato em sua composição. “A regra geral do consumo de bebidas esportivas é ingerir depois da primeira hora de atividade, sendo mais recomendada para treinos logos ou intensos”, aponta.

Além disso, a nutricionista esportiva lembra que até completar uma hora de treino, a hidratação deve ser feita somente com água. Após o período, está liberado o consumo de bebidas isotônicas.

A profissional destaca que aqueles que realizam treinos de até uma hora de duração não necessitam dessa reposição, principalmente se a pessoa tem o objetivo de emagrecimento. Segundo ela, a hidratação através das bebidas esportivas contém carboidrato e pode atrapalhar o metabolismo de quem não realiza atividades longas e intensas.

Outra dica importante está relacionada com o que você se alimenta antes dos exercícios físicos. A nutricionista aconselha a fazer um lanche pelo menos com uma hora de antecedência do treino, desde que seja algum carboidrato. Caso você não consiga se alimentar, é nesse momento que as bebidas isotônicas podem ajudar.

 

“Pode utilizar a bebida esportiva até 15 minutos antes do treino como forma de disponibilizar energia. Isso serve para estimular a rota metabólica que utiliza a gordura como fonte energética para a realização do exercício. Na ausência do lanche o organismo entende que está na rota metabólica de jejum e acaba utilizando a massa magra como fonte de energia”, alerta.

Para a profissional, o consumo das bebidas esportivas é benéfico quando realizado da maneira correta, respeitando as quantidades e o intervalo de tempo necessário para que a reposição seja realmente utilizada pelo organismo.

Como se hidratar de forma saudável

Apesar de garantir uma hidratação diferenciada para treinos longos e intensos, as bebidas esportivas prontas devem ser levadas em consideração quando o assunto são os corantes artificiais presentes na composição. De acordo com Denise, preferencialmente deve ser evitado o excesso.

A nutricionista lembra que a água sempre é a melhor opção de hidratação, com o consumo diário de dois litros, principalmente em dias quentes.

 

Segundo a profissional, a água de coco também é uma boa opção, pois é um isotônico natural e contém em suas propriedades nutricionais carboidratos, sais minerais, cálcio, magnésio e vitamina C.Entretanto, não pode ser substituta da água, pois sua recomendação diária de consumo não deve ultrapassar três copos de 200 ml cada.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!