Apesar de vermos muitas raquetes e bolinhas verdes nas praias brasileiras, o beach tennis tem origem em Ravena, na Itália. Na década de 1980, o tênis de praia teve seus primeiros jogos desenvolvidos no litoral italiano. Atualmente, já existem milhões de praticantes no mundo todo, sendo o Brasil considerado o segundo polo mais popular do esporte.
O beach tennis é mais praticado durante o verão, por ser feito principalmente na praia. Porém, hoje ele também integra os treinos de academia, já que queima 300 calorias por hora, melhora a destreza e a força, e garante braços e pernas torneados.
Os exercícios preferencialmente devem ser feitos no campo ou na areia, por isso são poucos os espaços que oferecem as aulas. Saiba mais sobre o esporte e comece a praticar.
Benefícios do beach tennis
Por ser bastante intenso e requerer uma grande carga de energia, o beach tennis é um excelente exercício para quem quer emagrecer. Além disso, como é praticado na areia, melhora o tônus muscular e fortalece diferentes grupos de músculos, dos braços às pernas.
O condicionamento físico todo é estimulado, trabalhando simultaneamente os membros inferiores e superiores.
Quando praticamos um esporte novo, o corpo acelera o desenvolvimento das capacidades físicas e motoras. Assim, variar o tênis de quadra com a modalidade de praia é uma opção saudável para manter o organismo sempre em movimento. Outro ganho dos tenistas da areia é a agilidade de movimentos e raciocínio rápido para ataque e defesa nos jogos.
O ambiente de praia também favorece a socialização e o contato maior com a natureza, essenciais para o bem-estar e relaxamento. O contato com outras pessoas, em um jogo tradicionalmente praticado em duplas, melhora a capacidade de tomar decisões e ser estratégico.
Como se joga o beach tennis?
O objetivo do jogo de beach tennis é devolver a bola para o oponente sem ressaltos no chão. O campo é desenhado na areia, em uma quadra de 16 metros de comprimento por cinco metros de largura. Quando é jogado em duplas, a quadra aumenta, passando a ter largura de oito metros. A área do jogo se divide ao meio por uma rede de 1,7 metros de altura.
Oficialmente, a raquete deve ter dimensões de 55 centímetros de comprimento e 30 centímetros de largura. A bola recomendada pela Federação Internacional de Beach Tennis (IFBT) é a Stage 2, mais leve que a tradicional bolinha de tênis. O objetivo é reduzir a velocidade do jogo, já que é praticado na areia.
Uma partida dessa modalidade tem início quando, a partir de um sorteio, é definido quem ficará em cada lado da quadra. O saque marca o começo, sendo efetuado da linha de fundo. As duplas podem ser mistas e um dos membros faz o saque por baixo. A bola deve ser recebida sem tocar o chão.
Além disso, é considerada falta se a bola atinge a rede, sai do campo ou o jogador entra em campo antes de bater na bola. Vence o jogador ou dupla que marcar o ponto subsequente a 40.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!