Preparar um lanche saudável e saboroso fica difícil quando diversos alimentos presentes nas receitas são muito calóricos ou provenientes de processos industriais. No entanto, o bolo de cacau é uma alternativa para quem não dispensa o gostinho do chocolate, mas quer se manter na dieta.
Feito em grande parte por alimentos mais naturais, como o mel, o açúcar mascavo e a farinha integral, o bolo de cacau é ideal para os momentos em família. Pode ser consumido nos intervalos entre as refeições principais ou nos eventos sociais com coquetel. Conheça os benefícios e prepare a receita.
Faça seu bolo de cacau
Ingredientes:
– ½ xícara de cacau em pó
– 2 xicaras de farinha de trigo integral fina
– 1 e ¼ xícaras de açúcar mascavo
– ¼ de xícara de mel
– 4 colheres de chá de fermento em pó
– ¼ de colher de chá de sal
– 1 e ½ xícaras de água
– 2 ovos orgânicos ligeiramente batidos
– 2/3 de xícara de óleo de coco
– 2 colheres de extrato de baunilha
Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 180 graus e unte uma forma para bolos com manteiga e farinha integral.
Coloque todos os ingredientes secos em uma tigela grande. Faça um buraco no centro e coloque o mel, os ovos, o óleo, a baunilha e a água. Junte tudo com um misturador, sem bater, até que estejam em uma mistura uniforme.
Asse por aproximadamente 40 minutos, na mesma temperatura do pré-aquecimento. Veja se o bolo de cacau está fofinho com um palito e espere esfriar para desenformar e servir.
Bolo de cacau é aliado da boa saúde
Você pode comer o bolo de cacau com a consciência tranquila. Aliás, quanto maior a quantidade dessa substância, maiores os benefícios à saúde.
De acordo com uma pesquisa da Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos, o chocolate amargo (com maior teor de cacau) ajuda a combater o bloqueio das artérias. Os flavonoides do composto são antioxidantes e funcionam como vasodilatadores naturais.
O cacau também tem efeito anti-inflamatório, combatendo inflamações crônicas e melhorando a produção de insulina, graças à procianidina de sua composição. O sistema imunológico é igualmente protegido, já que, segundo pesquisa da Universidade de Barcelona, na Espanha, o cacau aumenta as taxas de flavonoides no organismo e melhora o desempenho dos anticorpos.
Na Universidade de Wheeling, nos Estados Unidos, cientistas descobriram que a teobromina e a feniletilamina do cacau melhoram a atividade dos neurotransmissores na região do cérebro que ativa o estado de alerta e atenção. Ou seja, comendo um bolo de cacau você garante ainda mais energia na sua rotina.
Para os ansiosos, o chocolate com alto teor de cacau pode funcionar como tranquilizante. Estudiosos da Universidade de Bar-Ilán, em Israel, analisaram testes aplicados em 100 voluntários e descobriram que os flavonoides da substância atuam na produção de serotonina, o hormônio que provoca bem-estar, prazer e relaxamento.
Para quem quer prevenir problemas que afetam a memória, o cacau também pode ser um aliado. Um estudo realizado na França e publicado no The Journal of Neuroscience comprovou que a epicatequina desse ingrediente pode estimular o funcionamento do cérebro.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!