Afinal, a granola engorda ou emagrece? Tudo depende da forma como você a prepara e consome. Rica em fibras, ela ajuda na digestão, mas também pode ter alta carga calórica, dependendo dos ingredientes e do quanto você incrementar a receita. Saiba como manter a versão saudável do alimento.
Granola saudável
A composição da granola é uma reunião de cereais como aveia, linhaça, flocos de arroz, fibra de trigo, entre outros, além de grãos, frutas secas e oleaginosas como castanhas ou amêndoas, por exemplo. De acordo com a nutricionista Sarah Winck Almeida, outros ingredientes podem ser incluídos. “É o caso do mel e do açúcar mascavo”, acrescenta.
Essa composição é rica em fibras e antioxidantes, vitaminas, ferro, cálcio e zinco, mas também fonte de carboidratos e lipídios. Embora contenha fibras, que ajudam a regular o intestino, a granola não deve ser ingerida todos os dias. “Ela é altamente calórica e em excesso pode contribuir para o aumento do peso”, alerta a nutricionista.
Por isso, embora muitas vezes as embalagens de granola pronta mostrem tigelas cheias do produto, essa não é a forma ideal de consumo. Uma das indicações é após treinos físicos. A quantidade, no entanto, deve ser orientada de acordo com a intensidade da prática individual.
Para não precisar abrir mão da granola o ideal é consumir com moderação, utilizar misturas com baixa quantidade de açúcar e optar por grãos como aveia e linhaça, além de preferir leite desnatado na hora de ingerir a mistura pronta. Ao adicionar qualquer outro item, é sempre essencial lembrar que estaremos aumentando as calorias.
Como preparar a granola:
Confira a seguir nossa sugestão de preparo da granola para que ela se mantenha saudável e perfeita para contribuir com a boa forma.
Ingredientes:
– 1 xícara de aveia em flocos
– 3 colheres de linhaça
– ½ xícara de açúcar mascavo
– 3 colheres de sopa de uvas secas (uvas-passas)
Modo de preparo:
Junte a aveia e o açúcar mascavo e leve ao forno a 180º para torrar e adquirir crocância. Acrescentar os demais ingredientes e deixar esfriar.
Armazenamento da granola
De acordo com a nutricionista, são necessários alguns cuidados para armazenar a granola em casa. Por conter muitos grãos integrais e oleaginosas, seu teor de lipídios é elevado, o que faz com que ela oxide mais rapidamente. Por isso o ideal é armazená-la em potes hermeticamente fechados e de preferência em local sem muita luminosidade.
Você também pode ter diferentes tipos de granola armazenados em potes individuais, mas não esqueça que a oxidação pode ser rápida e, por isso, procure não exagerar na quantidade. É possível, no entanto, alternar ou incluir grãos, oleaginosas e frutas secas.
Alimentos em geral também devem sempre ser armazenados longe de locais úmidos ou que peguem sol, para que suas características de sabor e consistência, além das suas propriedades, sejam mantidas o mais próximo das originais.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!