Optar por plantas para ambientes fechados vai além de uma estratégia de decoração. Ter alguns vasos com vegetação em casa pode reduzir o estresse e limpar o ar que você respira dentro do seu próprio lar.
Por que optar por plantas para ambientes fechados?
Um estudo desenvolvido pela Agência Espacial Norte-americana (Nasa) em parceria com a Associated Landscape Contractors of America conseguiu provar que ter plantas dentro de casa melhora a qualidade do ar que é respirado nos ambientes. Os testes foram conduzidos avaliando alguns resíduos químicos específicos: benzeno, formaldeído e tricloroetileno.
Além disso, a Universidade de Agricultura da Noruega comprovou que ter plantas para ambientes fechados em casa reduz em 30% as chances de ter uma gripe. A explicação é a remoção de poeira e melhora da umidade do ar dentro de casa.
Estar em contato com o verde da natureza ainda reduz o estresse, deixando as pessoas mais felizes segundo a American Horticultural Therapy Association. Também são perceptíveis a melhora da autoestima, redução da ansiedade, maior estabilidade emocional e relaxamento, tornando as pessoas mais otimistas e tranquilas.
Já um estudo publicado no Journal of Enviromental Psychology percebeu que a disposição de plantas em um ambiente de escritório melhora a concentração dos trabalhadores. Assim, aumentar o rendimento e a qualidade do serviço de uma empresa pode ser apenas uma questão de paisagismo ou decoração.
Melhores plantas para ambientes fechados
Todas as plantas listadas trazem o benefícios de purificar o ar que circula dentro de casa. Algumas removem as impurezas da poluição e outras ainda eliminam as moléculas tóxicas presentes em produtos de limpeza utilizados no dia a dia.
Antes de escolher uma dessas plantas para levar para casa, consulte um especialista para saber se são venenosas. Algumas podem apresentar sérios riscos de saúde para crianças, cães e gatos caso sejam consumidas.
1. Crisântemo
Fácil de encontrar em qualquer loja e supermercado, essa flor possui variedades de cores e decora lindamente qualquer ambiente, interno ou externo.
2. Clorofito
Bastante usada em jardins para preencher os espaços, o clorofito é muito fácil de manter. Ele precisa de ambientes bem iluminados, mas não necessita de luz direta do sol. Ao “respirar”, é capaz de remover formaldeído do ar.
3. Babosa
Cheia de propriedades medicinais, essa planta precisa estar em locais ensolarados. Além de filtrar substâncias tóxicas do ar, quando há poluentes demais em circulação, suas folhas alertam para o excesso com pintas marrons.
4. Ficus
Naturalmente uma árvore, essa planta para ambientes fechados não cresce muito e tem o aspecto de arbusto. O ficus adora luminosidade indireta e pode ser deixado em áreas totalmente fechadas e levado para a rua (ou sacada) durante a primavera.
5. Espada de São Jorge
Além da propriedade mística de proteção aos moradores, é praticamente impossível perder a planta por falta de cuidados. Precisa ser molhada esporadicamente e requer poucas horas de luz solar por dia.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!