Uma horta vertical é uma alternativa para pequenos espaços. Esse tipo de plantação pode ser feita no jardim ou ainda na sacada de um prédio. Há ainda quem use esse método para cobrir paredes, tornando o verde parte da decoração.
Existem muitas possibilidades para fazer uma horta vertical. A escolha dos materiais e do tipo de planta depende do seu gosto, do cuidado e da dedicação que você quer ter com cada espécie.
Na verdade, a verticalização das plantas não precisa ser exatamente uma horta. Pode apenas ser uma forma de expôr folhagens decorativas de uma maneira diferente. Além disso, ter acesso aos vasos na altura dos braços facilita o cuidado e manutenção.
Ideias para uma horta vertical
Confira a seguir algumas sugestões para você montar uma horta vertical em casa:
Vasos suspensos
A versão mais simples desse tipo de plantação pode ser feita com os próprios vasos em que geralmente se colocam as mudinhas. Se for em um local fechado e protegido do vento, uma opção é suspender os potinhos com as plantas.
Horta esculpida
Outra maneira simples de montar uma horta vertical é sobrepor vasos compridos, criando uma espécie de escultura. Nesse caso, apenas a parte que fica exposta, nas extremidades, devem ser utilizadas como base para as plantas.
Cerca reaproveitada
Há ainda uma ideia ótima para sacadas: usar um pallet de madeira para prender os vasos e então fixar o suporte na parede. Dessa maneira, a horta não ocupa o pequeno espaço de área aberta do seu apartamento. Em casas com pátio, a própria cerca que divide os terrenos pode servir de suporte.
Concreto vivo
Mas se você quer extrapolar em criatividade, pode se inspirar em algumas outras opções. Muros podem ser feitos com blocos de concreto que deixam espaço para a colocação de plantas. Essa alternativa, porém, envolve construção e é mais prática se pensada no planejamento da casa antes da obra.
Plantas em casa melhoram o bem-estar
Cuidar da horta e de plantas é um tipo de terapia, mas os efeitos benéficos do verde não estão limitados somente a quem lida com a terra, sementes, folhas, flores e frutos.
Um estudo conduzido pela New University of Technology de Sydney avaliou os efeitos de plantas em ambientes de trabalho como escritórios. Os resultados impressionam: houve redução da tensão e estresse em 37%, depressão em 58%, hostilidade em 44% e cansaço em 38%.
Outro estudo, publicado pela University of Vermont, cita a habilidade das plantas de renovar e filtrar o ar que respiramos em casa. Alguns tipos específicos são ideais para remover poluentes e produtos químicos que ficam dispersos junto com o oxigênio.
A convivência com plantas melhora o bem-estar e o verde traz a natureza mais perto. Que tal começar hoje mesmo a projetar uma horta vertical e garantir alimentos ou temperos frescos todos os dias?
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!