Filhos

Giro no tempo: relembre brinquedos antigos que fizeram sucesso

Por Redação Doutíssima 09/10/2015

Se você era criança nos anos 80 ou 90, provavelmente tinha alguns brinquedos antigos favoritos. Tão simples e tão grandes em apelo, esses ícones da infância de muitas pessoas foram ofuscados pelos seus sucessores eletrônicos ao longo do tempo. Dê um passeio pela estrada da memória e veja se encontra alguns de seus brinquedos favoritos.

brinquedos-antigos-doutissima-istock-getty-images

Brinquedos como o videogame Atari ainda fazem sucesso entre os saudosistas. Foto: iStock, Getty Images

 

Brinquedos podem desenvolver habilidades

Uma das lembranças mais presentes na vida de muitos adultos está nos brinquedos e brincadeiras da infância. As meninas costumavam brincar de bonecas e imaginar que eram modelos, enfermeiras ou outras profissionais. Os meninos gostavam de se imaginar astronautas, médicos, pilotos de corrida ou jogadores de futebol.

 

O fato é que esses gostos da infância podem ter um significado especial com o passar do tempo. Estudos indicam que alguns brinquedos antigos favoritos são capazes até de ter influenciado a carreira que você tem hoje. É o que mostra um levantamento realizado pela empresa britânica de brinquedos Argos.

 

Os pesquisadores descobriram, por exemplo, que aproximadamente 60% dos adultos que hoje são arquitetos ou designers, na infância brincavam com bloquinhos de construção. Por outro lado, 66% dos trabalhadores que hoje usam a matemática em seu dia a dia profissional gostavam de montar quebra-cabeças antigamente.

 

Relembre brinquedos antigos dos anos 80 e 90

Para quem recordou de um item favorito na infância, veja vários outros que você não lembrava e que certamente também fizeram parte dela.

 

1. Aquaplay

Brinquedos antigos aquaplay Rafael Tourinho

No Aquaplay, botões eram acionados para colocar as argolas no local indicado. Foto: Rafael Tourinho

O funcionamento do brinquedo era fácil: bastava acionar dois botões para colocar as argolas no local indicado. Esse podia ser um desafio que durava horas, e testou a paciência das crianças da década de 80 e 90.

 

2. Mola maluca

Brinquedos antigos Mola Maluca Wikipedia Commons

Mola maluca criava efeitos surpreendentes conforme era manuseada. Foto: Wikipedia Commons

Quem não lembra das molas de plástico multicoloridas que criavam efeitos surpreendentes conforme eram manuseadas? Testar novos truques com elas era essencial para quem queria ser expert no brinquedo.

 

3. Tamagochi

brinquedos antigos tamagochi Rejane Mainardi

Tamagochi era o bichinho de estimação favorito de muitas crianças. Foto: Rejane Mainardi

Esse brinquedinho foi o bichinho de estimação favorito de muitas crianças há muitos anos. Cuidar dele era fácil, mas exigia atenção constante. Você esquecia de alimentá-lo? Ele morria. O brinquedo era simples, mas já promovia o senso de responsabilidade dos pequenos.

 

4. Banco Imobiliário

Brinquedos antigos  Banco_Imobiliario Rafael Tourinho

Banco Imobiliário é um dos jogos de tabuleiro mais famosos de todos os tempos. Foto: Rafael Tourinho

Vendido até hoje, trata-se de um dos jogos de tabuleiro mais famosos de todos os tempos. Quem nunca passou tardes de sábados em desafios empolgantes com amigos, adquirindo casas e hotéis? Desde cedo, já era possível ter noção de questões relacionadas ao dinheiro.

 

5. Lego

brinquedos antigos Lego Joana Bulegon

Lego era um dos sonhos de consumo da maioria das crianças. Foto: Joana Bulegon

Outro brinquedo que ainda não caiu em desuso, mas que na década de 80 e 90 era um dos sonhos de consumo da maioria das crianças. Elas queriam cada vez mais blocos para construir projetos ainda mais audaciosos. Até hoje estudos indicam os benefícios desse tipo de brinquedo para o desenvolvimento infantil.

 

6. Pense bem

Brinquedos_Antigos_Pense_bem_wikipedia_Commons

Brinquedo Pense Bem foi o antecessor dos notebooks para a garotada. Foto: Wikipedia Commons

Hoje em dia é possível encontrar notebooks específicos com centenas de atividades para crianças, mas um de seus antecessores era o Pense Bem. Trata-se de uma maquininha que misturava atividades como calculadora, livrinhos educativos e jogo da memória, excelente para os pequenos testarem seus conhecimentos.

 

7. Pogobol

Brinquedos antigos  pogobol 1987_estrela_Divulgacao

Pogobol exigia muito equilíbrio e treino para conseguir utilizá-lo. Foto: Estrela, Divulgação

Outro dos brinquedos antigos que fez o maior sucesso em sua época de ouro foi o pogobol. Era um desafio ficar em pé em cima da bola, e ainda mais pular com ela. Ele realmente colocava as crianças para trabalhar o corpo, já que era preciso muito equilíbrio e treino para conseguir utilizá-lo.

Acesse a galeria abaixo e relembre outras dezenas de brinquedos antigos:

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!