Receitas

Receita prática ensina como preparar churros caseiro

Por Redação Doutíssima 01/11/2015

Independente do tipo – sem recheio, de doce de leite ou de chocolate -, não se pode negar que existem poucas pessoas que conseguem resistir a um delicioso churros. Quem não lembra do personagem Chaves, interpretado por Roberto Bolaños, que adorava churros?

Segundo a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a origem dessa iguaria é incerta. Alguns afirmam foram os portugueses que trouxeram a receita ao retornarem de viagem à China. Então, o churros seria de origem chinesa? Não se sabe. Outros ainda defendem que foram os árabes ao invadirem a península ibérica.

churros istock getty images doutíssima

Em muitos lugares é comum consumir o churros sem recheio, diferentemente do Brasil. Foto: iStock, Getty Images

O que se sabe é que mesmo que a receita sofra algumas alterações nos recheios ou acompanhamentos, o churros é considerado tipicamente espanhol. A receita é muito popular na América Latina e outras regiões, como França e Ilhas Caribenhas, de língua espanhola.

 

Em vários desses países, a iguaria é consumida sem recheio, diferentemente do que é feito aqui no Brasil, no café da manhã com uma xícara de chocolate ou, então, com uma xícara de leite.

Receita de churros caseiro

Você quer se deliciar com essa iguaria? Confira a receita tradicional do churros.

Ingredientes:

1/2 xícara de leite

1/2 xícara de água

3 colheres de sopa de margarina

2 colheres de chá de açúcar

pitada de sal

1/2 colher de chá de extrato de baunilha

1 xícara de farinha de trigo

Óleo para fritar

1/2 xícara de açúcar para polvilhar

2 colheres de chá de canela em pó para polvilhar

Modo de preparo:

Você precisará de uma panela média para misturar o leite, a água, a margarina, o açúcar e o sal. Deixe ferver os ingredientes. Em seguida, retire do fogo e acrescente a baunilha e a farinha de trigo. Mexa com uma espátula até a massa ficar com aspecto homogêneo.

Coloque a massa em uma saco de confeiteiro com bico pitanga. Caso você não tenha o saco de confeiteiro pode utilizar uma sacola plástica ou transparente e faça um rolinho. Depois com uma tesoura limpa, corte a massa em pequenos quadrados e frite.

Deixe o churros fritar até dourar. Por fim, coloque o churros sobre o papel toalha para retirar o excesso de óleo. Com a iguaria ainda quente, polvilhe canela e açúcar.

A receita rende 4 porções e leva, em média, 40 minutos para ficar pronta.

Churros saudável

Você está de dieta e não quer deixar de comer um delicioso churros? Não entre em pânico! Reunimos essa receita mais saudável. Confira!

Ingredientes:

1/2 xícara de amido de milho
1 xícara de farinha de aveia
1/2 adoçante culinário
2 xícaras de água
1 colher de sopa de margarina light

Modo de preparo:

Em uma vasilha, misture bem o amido de milho, a farinha de aveia e o adoçante culinário. Reserve. Em uma panela média, adicione água e margarina. Deixe ferver. Após a fervura acrescente os ingredientes que foram reservados anteriormente. Misture bem até a massa ficar com aspecto homogêneo.

Leve ao forno com fogo alto e deixe dourar.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!