Receitas

Aprenda como fazer leite de arroz e usá-lo em suas receitas

Por Redação Doutíssima 08/10/2014

Uma boa alternativa para vegetarianos, vegans ou pessoas com alguma restrição ao consumo de leite está em descobrir como fazer leite de arroz. Este tipo de alimento não possui nenhuma restrição a quem tenha intolerância à lactose ou não goste de consumir produtos de origem animal.

como-fazer-leite-de-arroz

Leite feito a partir do arroz é opção para quem não consome lactose. Foto: iStock, Getty Images

Além disso, muitas pessoas optam pelo leite de arroz devido ao seu valor nutricional. Vale a pena aprender como fazer leite de arroz,uma vez que o leite de arroz possui mais carboidratos do que o leite de vaca. No entanto, ao contrário do leite de vaca, o leite de arroz não contém lactose nem colesterol.

Por consequência disso, esse produto se torna saudável quando o assunto são os órgãos que podem sofrer com gorduras, como o coração. Além disso, por sua propriedade não ser a mesma do leite de origem animal, ele se torna seguro para pessoas intolerantes à lactose.

Benefícios de como fazer leite de arroz

O leite de arroz pode ser uma forma saborosa e de baixo teor de gordura para substituir o leite de vaca em sua dieta, e é também uma alternativa saborosa para veganos e vegetarianos que são alérgicos à soja. Ele não oferece os benefícios de saúde da soja, mas é saudável.

Devido às suas vantagens, e à considerável redução do preço quando comparado ao industrial, é comum que muitas pessoas busquem como fazer leite de arroz em casa. Só preste atenção que o leite de arroz caseiro não possui nenhum fortificante.

Como fazer leite de arroz em casa

A forma de como fazer leite de arroz é muito simples. Você precisará apenas de meia xícara de 100ml de arroz, podendo optar pelo arroz branco ou integral. Além disso, será necessário também um litro e meio de água, preferencialmente filtrada. Caso opte por adoçar o seu leite de arroz, use uma colher de café de essência de baunilha.

Antes de iniciar o seu processo de como fazer leite de arroz,você deve lavar os grãos – muitas pessoas já têm esse costume de lavá-lo antes de cozinhar. Após lavado, o arroz deve ser colocado de molho por cerca de oito horas, tempo é necessário para que os grãos adquiram a maciez necessária para dar origem ao leite.

Feito isso, leve-o ao fogo sem fritar, sem colocar sal e sem óleo. O tempo de cozimento em água fervente deve ser de aproximadamente dez minutos. Após esse tempo, desligue o fogo e deixe o arroz amornar por alguns minutos.

Leve essa mistura morna ao liquidificador e bata bem até que se torne homogêneo. O produto deve ser coado – para isso, você deve escolher ou um coador bem fino ou então um pano de cerdas apertadas. Coe várias vezes para extrair o seu leite de arroz.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!