Relacionamento

Solteiros se sentem ‘ignorados e solitários’ nas igrejas

Por Redação Doutíssima 15/05/2013

solteiros

Cristãos solteiros se sentem “isolados, sozinhos e solitários” dentro das igrejas, com as mulheres sendo vistas como uma “ameaça”, novas pesquisas tem mostrado.

Um novo estudo de fiéis diz ter encontrado muitos cristãos que se sentem isolados dentro de suas próprias comunidades, devido a atitudes em relação a pessoas solteiras.

Quatro em cada dez fiéis solteiros relataram sentir-se “inadequados ou ignorados”, com mais de um terço alegando que eles foram tratados de forma diferente daqueles que estavam casados.

Mais de 40 por cento dos entrevistados disseram que sua igreja “não sabia o que fazer com eles.”

O estudo, com 2.754 pessoas usando um website de encontros amorosos cristão, encontrou que 37 por cento não se sentem “tratados como membros da família”.

As mulheres solteiras foram frequentemente tratados como uma “ameaça para casais”, a pesquisa constatou, enquanto outras disseram que se sentiam mais valorizadas fora da igreja do que dentro.

David Pullinger, o autor que analisou os dados, disse ao jornal The Independent que as descobertas são uma “bomba-relógio” para a igreja.

Dizendo que as pessoas se sentiram “extremamente leais” à instituição, ele acrescentou: “Uma das principais conclusões foi a de que eles se sentiram abraçados mas enquanto isso deveria ser algo caloroso, eles disseram que muitas vezes se sentiam isolados e solitários.

“Eles dizem que são aceitos, mas eles não são incluídos socialmente. Eles se sentem invisíveis e pensam em sair.

“Esta é uma bomba-relógio para a igreja pois todos os seus pontos de contato natural com a comunidade tendem a ser com as famílias – Pessoas se casando, nascimentos, batismos e através da escola dominical e grupos da igreja.”

Ele acrescentou que a Igreja deve agora levar as pessoas solteiras “a sério”, e considerar maneiras de fazê-los se sentirem confortável.

Jackie Elton, fundador do website analisado, disse que esperava que as igrejas agora aprendessem com os resultados.

“As pessoas solteiras, muitas vezes sentem-se marginalizados nas igrejas que se concentram nas necessidades das famílias. No entanto, como o número de pessoas solteiras cresce na sociedade, é mais importante do que nunca que as igrejas identifiquem maneiras de fazer com que se sintam bem-vindos e totalmente incluídos.

Fonte: telegraph.co.uk