Nossa conversa anterior foi sobre o diastema interincisal, com a intenção de que você possa ver as famosas que fazem sucesso com espaço entre os dentes e ter um pouco mais de conhecimento sobre o assunto, conhecendo o lado complicado do espaço entre os dentes. Vamos ver essa reportagem muito bem feita pelo site da caras e que fala sobre as pessoas famosas que utilizam dessa característica para se diferenciar de forma positiva e transformar isso em uma marca pessoal. Repito que em casos que não tenha nenhum prejuízo para as funções e a saúde dos dentes e que o paciente está feliz com o espaço entre os dentes, nada posso dizer a não ser: sorria e seja feliz com seu diastema interincisal.
“Se a altura e o peso de uma modelo podem atrapalhar a carreira, um diastema – espaço entre os dentes – é um “defeito” aceitável – que pode até alavancar o estrelato. Lara Stone, a décima top mais bem paga do mundo, que o diga! Seis meses após dar à luz, a modelo foi nomeada embaixadora de uma marca de cosméticos destinada ao mercado de luxo. A partir de 2010, uma nova safra de modelos com a abertura dental, representada também por Lindsey Wixson e Jessica Hart, ganhou destaque nas passarelas e nos editoriais de moda.
Na cultura africana, o espaço entre os dentes sinaliza beleza e fertilidade. E ao que parece, agora, também simboliza sensualidade para o restante do mundo. Há pouco mais de 30 anos, no entanto, o diastema não era visto com bons olhos. Na década de 1970, no auge da carreira, a modelo e atriz Lauren Hutton usava uma prótese em ensaios de moda para ficar esconder a falha no sorriso. No cinema e no cenário musical, Brigitte Bardot e Madonna já representavam a diferença.
Em 1987, a falha foi tema do documentário Gap-Toothed Women, do diretor Les Blank, que queria mostrar algo natural a pessoas que estão acostumadas com um mundo artificial. E é justamente o aspecto natural do diastema que surpreende e encanta quem observa a “tendência”. “Acho que, por muito tempo, a beleza foi como uma forminha de biscoitos. Estamos indo para um tipo de beleza mais peculiar, que inclui mulheres com pele comum, sardas e cabelos armados”, diz Heather Muir, editora de beleza da revista Allure, em entrevista ao The New York Times.
Apesar do espaço, ter diastema não significa um problema na arcada dentária. É possível ter uma mordida certa mesmo com o vão. Ou seja, não é preciso aproximar os dentes como fez Carine Roitfeld, editora de moda. Se o espaço for muito pequeno, é preciso ter cuidado para evitar problemas como acúmulo de comida. Em 2010, Tyra Banks mandou uma das participantes do America’s Next Top Model ir ao dentista para aumentar o diastema.
Fazer artificialmente um diastema também não oferece risco, mas é um caminho sem volta. “O procedimento consiste em tirar uma parte da parede do dente, o que desgasta o esmalte, mas não provoca alteração na arcada. Mas não tem como voltar ao que era antes”, diz Rafael Puglisi, cirurgião dentista.”
Não vou comentar sobre os fatores técnicos de algumas questões desse artigo mas acredito que a estética justifica até o momento que não prejudica a saúde. Nada em exagero é bom para sua saúde, procure um bom profissional e não faça nada que possa lhe prejudicar ou trazer problemas futuros.