Sendo fã ou não da culinária mexicana, é quase impossível pensar em comida bem temperada e até mesmo picante sem lembrar dos burritos. Esse prato típico surgiu em tempos de revolução, na cidade de Juárez, no México.
Na localidade havia um senhor chamado Juan Méndez, dono de um pequeno restaurante que teve a ideia de fazer tortillas, também conhecidas como pão de folha, feitas de farinha de trigo, recheá-las e enrolá-las para que, assim, o prato permanecesse quente por mais tempo.
O sucesso da iguaria foi tanto que Méndez teve que comprar um burro para entregar os pedidos que eram feitos tanto por mexicanos da região quanto por norte-americanos. Por isso, o prato ficou conhecido como burrito.
Benefícios dos burritos
Essa iguaria mexicana encanta pelo seu sabor e também pela sua versatilidade. É possível retirar ou inserir ingredientes desde que se mantenha os ingredientes principais. São eles:
- Farinha de trigo
- Farinha de milho
- Queijo
- Cebola
- Carne moída
- Pimenta
Os burritos, além de saborosos, quando consumidos de forma moderada contribuem para o bom funcionamento do organismo. Por exemplo, se você preferir, pode optar pela versão integral da farinha de trigo.
Segundo um estudo feito por Vanessa D. de Mello e David E. Laaksonen, seguir uma dieta rica em cereais e grãos integrais, frutas e legumes ajuda a diminuir os riscos de obesidade, síndrome metabólica e diabetes melito tipo 2 , também conhecida como DMT2.
Outro ingrediente benéfico é a pimenta. Pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências Médicas apontaram que o consumo de comida picante reduz em 10% o risco de morte.
Receita do burrito
Agora que você já sabe alguns dos benefícios desse prato delicioso, que tal aprender a prepará-lo?
Ingredientes:
- 6 discos de massa de tortilha de trigo (comprada no supermercado ou feita em casa)
- 300 g de carne moída
- 3 conchas de feijão cozido (sem tempero e sem caldo)
- 1 colher (arroz) de arroz branco cozido e sem tempero
- 1 cebola pequena picada em cubinhos
- Cebolinha picadinha a gosto
- 2 tomates picados em cubinhos e sem sementes
- 3 colheres de sopa de queijo cheddar cremoso
- 1 colher (chá) rasa de tempero base de alho e sal
- 2 pimentas chilli frescas, picadinhas e sem sementes
- 4 colheres (sopa) de azeite extra virgem
Modo de preparo:
Em uma panela acrescente azeite, sal e a cebola. Refogue. Quando a cebola estiver cozinha adicione a carne moída. Misture bem e deixe a água secar um pouco. Só então, acrescente cebolinha, coentro e os tomates. Coloque mais um pouco de água e deixe secar novamente.
Depois junte a essa mistura o feijão, o arroz e a pimenta chili. Misture tudo e, se for necessário, acrescente uma pitada de sal. Reserve.
Em uma travessa, coloque os discos de tortilhas de farinha de trigo e acrescente em cada uma delas uma colher de queijo cheddar. Espalhe bem e coloque duas colheres do recheio que estava reservado. Enrole como se fossem panquecas.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!