Dica do Nutricionista

Arroz integral x arroz branco: quem vence a batalha da alimentação saudável?

Por Redação Doutíssima 15/07/2014

Você tem um palpite para a pergunta do título? Arrisca alguma aposta? Conheça agora quem são os atletas que estarão em campo nessa batalha arroz integral x arroz branco.

Quem vence? Arroz integral x arroz branco

Se você não está acostumada, pode ser que a comparação arroz integral x arroz branco demore um pouco mais para ser aceita. Muitas pessoas têm dificuldade em substituir o arroz branco pelo integral, mas a dica aqui é ir mudando aos poucos

arroz-integral-x-arroz-branco

Na batalha pela saúde do arroz integral x arroz branco, vitória é do integral. Foto: Shutterstock

O arroz branco é aquele que mais é consumido no Brasil. Ele é submetido a um método de processamento que tira sua casca, restando apenas o chamado endosperma, que nada mais é do que o amido. Além disso, esse arroz é polido e isso faz com que sua aparência e seu sabor sejam alterados: ele adquire uma cor mais branca, e também ganha um gosto mais suave.

O arroz integral, na verdade, é o grão descascado, mas que não passa pelo método do polimento. Assim, ele tem uma textura diferente do arroz branco, exige um maior tempo para ser cozido, tendo um leve amendoado como sabor característico.

Batalha das calorias: arroz integral x arroz branco

Se considerarmos apenas as calorias, a comparação arroz integral x arroz branco fica tecnicamente empatada, com leve vantagem para esse último. É que meia xícara de arroz branco possui aproximadamente 100 calorias, enquanto meia xícara de arroz integral possui mais ou menos 110 calorias. Ou seja, há um empate técnico nesse aspecto.

O mais nutritivo: arroz integral x arroz branco

Como o arroz integral não passa pelo processo de polimento, acaba preservando seus nutrientes. Assim, no jogo arroz integral x arroz branco, o integral acaba de marcar um golaço: possui mais proteínas, mais sais minerais, mais vitaminas, mais fibras e, se não bastasse tudo isso, mais gordura benéfica a nossa saúde. E, nesse aspecto, o arroz branco não consegue chegar nem perto de seu adversário, já que perde muitos de seus benefícios nutricionais quando é polido.

Menor índice glicêmico: arroz integral x arroz branco

Na comparação arroz integral x arroz branco, em termos de índice glicêmico, o integral leva vantagem, já que é menor do que o do branco. Aqui, vale dizer, o menos é mais: quanto menor o índice glicêmico, maior será a sensação de saciedade que você terá ao ingeri-lo. Ou seja, comendo arroz integral provavelmente você levará mais tempo para sentir fome novamente do que se comesse arroz branco.

Arroz integral x arroz branco: a análise final

Como você conferiu acima, ainda que o arroz branco possa ser mais sedutor, o resultado final da batalha arroz integral x arroz branco é amplamente favorável ao primeiro. Além das vantagens que citamos acima, com o arroz integral, você terá ainda outros benefícios:

– Diminuição de problemas intestinais;

– Nos diabéticos, há uma melhora no metabolismo da glicose;

– Como ele tem vitamina B1, dá mais proteção ao sistema nervoso;

– Aumenta a sensação de saciedade.

Agora que você conhece todos os benefícios do arroz integral, saiba como prepará-lo:

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Nutricionista explica: Será que é mesmo pão integral? Aprenda a distinguir!

Como escolher o melhor tipo de pão para o seu dia-a-dia

Happy hour no barzinho: o que comer para não atrapalhar a dieta?

13 Bebidas preferidas dos famosos no Starbucks e suas calorias

Mate a fome sem sair da dieta: coma um Waffle Light e Integral

3 Lanches ideiais para levar para o trabalho ou faculdade

Aprenda a usar a farinha integral no seu dia a dia

Que tal um sanduíche natural? Preparamos 4 receitas fáceis de fazer

Conheça boas opções de lanches saudáveis para o dia a dia