A crise financeira e os escândalos de corrução dificultaram o ano no Brasil. Pelo mundo, atentados terroristas e desastres naturais vitimaram milhares. Mesmo assim, há o que comemorar. Na retrospectiva 2015, conferimos descobertas de remédios, novos tratamentos para doenças graves, reaproximação entre países e luta por direitos iguais.
Fatos marcantes da retrospectiva 2015
Confira a seguir alguns fatos positivos que merecem espaço na retrospectiva 2015:
- Cuba anuncia remédio que pode curar vitiligo
Médicos do Centro de Histotherapy, em Cuba, anunciam êxito em um remédio que pode curar quase 90% dos casos de vitiligo. De acordo com os médicos, o tratamento, completamente seguro e sem efeitos colaterais, pode ser aplicado inclusive em crianças, mulheres grávidas e idosos.
- Casamento gay é aprovado pela Suprema Corte dos EUA
Outra boa notícia da retrospectiva 2015 foi anunciada em junho. A Suprema Corte dos Estados Unidos anunciou a legalização da união civil entre casais do mesmo sexo em todos os estados do país, uma das decisões mais esperadas nas últimas décadas.
- Maior avanço contra câncer em 40 anos é anunciado
Médicos e cientistas que participaram da Conferência Anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica comemoraram os resultados apresentados no combate ao câncer com a imunoterapia. Eles classificaram a técnica como o maior avanço no combate ao câncer em 40 anos.
- Nasa encontra elemento essencial para vida em Marte: água líquida
A Nasa anunciou no mês de setembro que descobriu evidências de água líquida em Marte. O tema tem sido debatido por anos entre cientistas.
- Remédio adesivo para Parkinson chega ao Brasil
Em 2015, o Brasil começou a disponibilizar um medicamento em forma de adesivo, o primeiro tratamento transdérmico para tratar o Parkinson.
Aplicado sobre a pele, ele libera a medicação de forma estável e contínua, evitando que o paciente esqueça de tomar o medicamento na hora certa e substitui até oito comprimidos que os doentes mais graves são obrigados a tomar.
- Diálogo entre EUA e Cuba após 54 anos
Após 54 anos, a administração Obama e o governo de Cuba iniciaram, oficialmente, um diálogo para a retomada das relações diplomáticas entre os dois países. Em julho, as embaixadas das duas nações foram reabertas em Washington e Havana
- China e Taiwan se aproximam
Os líderes da China e de Taiwan se reuniram pela primeira vez desde que as forças comunistas de Mao Tsé-Tung derrotaram os nacionalistas de Chiang Kai-shek, em 1949, que fugiram para Taiwan. No encontro, os presidentes da China e Taiwan falaram sobre suas expectativas de paz e progresso. O aperto de mão histórico durou mais de um minuto.
- Cientistas descobrem planeta potencialmente habitável
Pesquisadores da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, identificaram um planeta imenso, que tem mais de quatro vezes a massa da Terra, potencialmente habitável e que pode até ter água em estado líquido. O exoplaneta fica a 14 anos-luz da Terra – distância relativamente curta no espaço.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!