Por mais que seu objetivo na academia não seja ter ombros largos, os exercícios nessa região são fundamentais para manter a proporcionalidade do corpo e todos os membros fortalecidos igualmente.
Além disso, para quem deseja emagrecer, um treino de musculação equilibrado pode ajudar a queimar até 40% mais gordura que as atividades aeróbicas. É o que aponta uma pesquisa da Universidade de Penn State, nos Estados Unidos. Que tal começar agora?
Exercícios ajudam a desenvolver ombros largos
Existe uma variedade de exercícios que, quando combinados, turbinam seu treino e ajudam o seu corpo a desenvolver ombros largos. Veja um roteiro para seguir na academia:
- Press militar
Em pé ou sentado em um banco, utilize uma barra para elevação. Abra os braços normalmente, segurando a barra e levantando-a dos ombros até o mais alto que puder esticar.
O movimento deve ser realizado passando a barra pela frente do rosto. Tente fechar bem as mãos para trabalhar os tríceps. Na medida em que elas são abertas, o exercício fortalece o trapézio.
- Press com halteres
Assim como o press militar, o press com halteres busca deixar os ombros largos, mas de uma forma diferente. Sentado, deixe as costas eretas e os pés no chão. Foque no controle da subida e descida dos pesos, inspirando quando sobe e expirando quando desce. Evite mover o torso durante os exercícios.
- Deltoide frontal e lateral
Nesse exercício também é necessário utilizar halteres. Fique em pé, com os joelhos levemente flexionados para manter o equilíbrio. Segure um haltere em cada mão, flexionando um pouco os cotovelos para que eles não sejam forçados. Suba os cotovelos até o ombro, controlando o sobe e desce dos pesos.
- Deltoide posterior
Os músculos deltoides posteriores também ajudam a deixar os ombros largos. Deite-se de bruços em um banco e incline-se a 90º. Em cada mão segure um haltere e suba-o até a altura dos ombros. Caso seja necessário, impulsione apenas as primeiras repetições e mantenha a estabilidade nas seguintes.
Ombros largos sem atividades específicas
Mesmo que os exercícios não estejam focados na formação de ombros largos, é possível fortalecer esses membros com atividades que favorecem outras partes do corpo.
No treino para aumentar a força de seus ombros e moldar um corpo proporcional estão exercícios de peitoral, como press no banco e o inclinado, que exercem força sobre a região.
Elevações, extensões, trapézio, remada e flexões também colaboram para que a musculatura dos ombros se fortaleça e fique mais definida. Mas também é preciso atenção: nada de começar com pesos maiores do que o seu corpo pode suportar.
O ideal é começar com os mais leves, para que o corpo se adapte ao movimento. Também é fundamental contar com a orientação de um profissional da educação física para definir quais exercícios – e com qual intensidade – são os mais indicados para você.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!