Hotel ou hostel? Uma das principais dúvidas que surgem na hora de viajar é qual o melhor lugar para ficar. Na hora de decidir, vários fatores devem ser levados em consideração para acertar na escolha e evitar problemas depois. Quanto tempo irá ficar, se vai sozinho e também qual é o tipo de viagem são alguns deles.
Para quem quer viajar gastando pouco, ficar em um hostel é uma alternativa e tanto. A dica é pesquisar e conhecer os serviços que o local oferece, para ver se ele realmente atende às suas necessidades.
Quando optar pelo hostel
Indicado principalmente para mochileiros, para quem costuma viajar sozinho e para estadias mais curtas, o hostel tem valores menores e opções de serviços mais versáteis em comparação com um hotel.
O principal diferencial do hostel é o quarto, que costuma ser compartilhado com outras pessoas. Ele pode ser apenas masculino, apenas feminino ou misto. Além disso, os banheiros também são compartilhados e a cozinha é comunitária, possibilitando preparar as próprias refeições.
Geralmente, existem outras áreas de uso comum e convivência entre os hóspedes, como bar, sala de televisão e sala de jogos. Isso também é um atrativo para quem está viajando sozinho, pois permite o contato com pessoas de países e culturas diferentes.
A maioria dos hostels oferece travesseiros e roupas de cama, o que evita que você precise carregar bagagem adicional. Em alguns casos, ainda é possível pegar toalha e cobertor emprestados, com a cobrança de uma taxa extra.
Os locais variam bastante e atendem perfis diferentes – alguns têm até a opção de quartos privados e café da manhã. Desde jovens até famílias com crianças, os hostels são versáteis e oferecem serviços que se adaptam ao que você precisa, basta procurar um que se encaixe nas suas necessidades.
Cuidados importantes para ficar em hostel
Apesar de os hostels terem medidas que garantem a segurança dos hóspedes, é sempre bom ter alguns cuidados. Como o quarto pode ser dividido com pessoas que você não conhece, deixe os seus pertences sempre guardados dentro da bagagem e perto da sua cama.
A maioria dos locais possui armários nos quartos, em que os hóspedes podem guardar suas malas e fechar com um cadeado. Caso o lugar não tenha esse espaço ou a bagagem seja muito grande, uma boa dica é usar o cadeado na própria mala.
Os banheiros de um hostel também costumam ser limpos e bem cuidados, com pessoas fazendo a higienização várias vezes por dia. Mesmo assim, como é um chuveiro coletivo, vale tomar alguns cuidados a mais, como levar um chinelo de borracha para usar no banho.
Para garantir ainda mais economia e comodidade, leve em consideração também a sua localização, tendo opções de metrô, ônibus e outros meios de transporte próximos. Prefira preparar as refeições no local, procure referências de quem já se hospedou lá e avalie todos os serviços oferecidos.