Exercícios > Fitness

Treino metabólico acelera metabolismo e elimina gordura

Por Redação Fortíssima 20/04/2016

Você faz um monte de exercícios e nada de perder peso? Pois impulsionar seu metabolismo pode ser o segredo. Basicamente, isso significa aumentar a quantidade de energia – sob a forma de calorias – que você queima diariamente. Essa é a teoria por trás do treino metabólico, capaz de ajudar a conseguir resultados mais rápidos.

A teoria por trás do treino metabólico

Em meio a inúmeras fórmulas que prometem melhorar os resultados na academia, o treino metabólico tem ganhado espaço. Por definição, ele é uma proposta em que os exercícios são feitos em alta intensidade, usando circuitos de treinamento multiarticulares.

Quando realizado corretamente, ele é capaz de derreter a gordura e desenvolver a massa muscular magra. Esse tipo de treino compreende períodos de trabalho de alta intensidade com curtos períodos de descanso, de forma alternada.

O circuito combina os benefícios do fortalecimento muscular de treinamento e de resistência com os pontos positivos da queima de gorduraUm treino metabólico deve ajudar a criar uma sensação de queimação em seus músculos.

Por outro lado, a profundidade da estimulação muscular não é tão profunda como em um programa de musculação, de forma que ainda não está claro exatamente o que provoca essa queima mais intensa. 

O que se sabe é que, com um aumento na queima muscular, surge uma resposta hormonal favorável, capaz de ajudar o corpo a eliminar gordura e construir músculos. O resultado é que o treino pode manter o seu metabolismo acelerado até 48 horas após a atividade, tonificando seu corpo inteiro.

Segundo um estudo publicado no European Journal of Applied Physiology, esse tipo de exercício modula efeitos hormonais. Esses, por sua vez, irão eliminar mais calorias durante a atividade.

treino metabólico

Repetições de alta intensidade no supino costumam fazer parte do treino. Foto: iStock, Getty Images

Razões para optar pelo treino metabólico

Veja algumas razões práticas para você iniciar um treino do tipo metabólico:

  • Perfil metabólico melhorado

Vários estudos têm demonstrado que os hormônios que promovem a lipólise (termo técnico para a perda de gordura) aumentam com o treinamento de força de alta intensidade. Ou seja, é uma boa alternativa para também emagrecer.

  • Queima calorias

A queima durante um treino chega a cerca de 500 calorias para uma sessão de 30 minutos, mas também aumenta a taxa metabólica entre 10% e 25% por até 48 horas após a atividade.

  • Flexibilidade para treinar

Você também pode treinar dessa maneira em qualquer lugar. Se você estiver viajando, pressionado pelo tempo ou prefere esperar até que esteja em casa, saiba que a maioria dos exercícios envolvem apenas o seu peso corporal. É uma ótima maneira de manter uma atividade física e seus benefícios quando o tempo é pequeno.

E aí, o que achou do treino metabólico? Deixe o seu comentário! Também aproveite e conheça o Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!