Quem é fã de batom matte sabe: nada pior do que estar com lábios ressecados. A pele da boca, extremamente sensível e fininha, sofre as consequências das baixas temperaturas e, quando não tratada adequadamente, é capaz de rasgar e deixar aquela conhecida sensação incômoda.
O ressecamento, de acordo com Lilia Guadanhim, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é muito comum durante a parte mais intensa do inverno, no calor escaldante do verão ou em épocas em que a umidade do ar está baixa.
Cuidados com os lábios ressecados
A pele da boca é sensível e deve ser tratada com hidratantes labiais. “Escolha versões potentes como os cold creams ou os que contenham d-pantenol na fórmula”, indica Lilia. A paciente não deve puxar e nem morder as peles que surgem após a descamação – essa atitude é capaz de piorar o quadro.
Passar a língua na pele afetada é outra atitude que pode trazer riscos para o visual. “A saliva tem pH mais ácido e é muito irritante para a pele do lábio”, alerta a dermatologista. A melhor opção ainda é levar o lip balm em sua bolsa ou mochila da escola.
E a esfoliação?
A esfoliação labial ajuda na renovação celular, remove as células mortas e melhora a penetração dos hidratantes. Esse método, apesar de saudável e indicado por dermatologistas, não deve ser utilizada constantemente. Afinal, acaba agredindo a pele, adverte Lília.
Os esfoliantes caseiros podem ser criados a partir da mistura de uma substância viscosa e outra em pó. “O açúcar tem alfahidroxiácidos que podem ser úteis no processo mas, como a pele do lábio é extremamente delicada, ele pode ser substituído por fubá, que tem grânulos menores”, aconselha.
A substância líquida utilizada no preparo do esfoliante caseiro pode ser azeite de oliva – óleo de alto poder hidratante e rico em vitamina E. Também existem produtos industrializados e que levam ingredientes abrasivos específicos para a pele dos lábios.
Converse com a sua dermatologista sobre as opções disponíveis. Também vale apostar em algumas dicas adicionais:
- Use as cerdas da escova de dentes e faça uma suave massagem. Os movimentos removem as células mortas dos lábios
- Utilizar um cotonete também é opção nesse processo. Umedeça o algodão e aplique sobre os lábios. Faça movimentos suaves até que a boca esteja lisinha
- Espalhe uma generosa camada de pomada de dexpantenol sobre os lábios antes de dormir. Deixe o produto agir à noite e remova ao acordar.
- Aplique o hidratante labial indicado por sua dermatologista ao longo do dia. Espalhe mais uma camada sempre que necessário.
E aí, aprendeu como lidar com os lábios ressecados? Deixe o seu comentário.