O diastema nada mais são do que espaços entre os dentes e podem aparecer pelos mais diversos locais da boca, podem ser dos mais variados tamanhos e ter sido causados por uma enormidade de possibilidades. O tratamento também é bem variado e normalmente fácil. Por mais que pareça impossível, existem pessoas que gostam ou são acostumadas e não sentem problema algum em apresentar esse buraco quando sorrir.
Quais as causas do diastema?
– Um desequilíbrio entre largura e altura dos dentes.
– Posição anormal da língua contra os dentes, fazendo pressão sobre os dentes da frente.
– A presença de um freio labial de proporções alteradas, fazendo força e abrindo os dentes da frente.
– Dentes que nascem errado, fora de tamanho ou posição normais o que pode não fechar os espaços que deveriam ser fechados com o nascimento dos dentes permanentes.
– Anodontias ou mesmo extrações dentárias, dentre outros fatores.
Quais os tratamentos? Como podemos fechar esses espaços entre os dentes?
– Utilização de aparelho ortodôntico que não só resolverá esse problema rapidamente e sem dor como também resolverá outros problemas que estejam na cavidade bucal.
– Reconstrução em resina que fica muito natural e imperceptível.
– Em casos mais graves, as duas técnicas associadas ou confecção de coroas totais em porcelana ou próteses fixas quando ocorre nos dentes posteriores e os espaços são muito grandes.
– Podem ser usadas técnicas mais “chiques” se você possuir um dinheiro para gastar, como no caso das lentes de porcelana ou qualquer técnica com facetas de porcelana extremamente finas, estética e resistentes.
Tenho que dizer que não gosto e nem acho esteticamente agradável o diastema. No quesito função, também identifica-se uma série de problemas associados ao diastema dentário e quando trato o diastema com o aparelho ortodôntico, normalmente tenho que realizar diversos outros pequenos reposicionamentos. Mesmo que goste de seu diastema, procure um dentista e veja o que ele fala sobre o seu caso.