São inúmeros os pacientes que aparecem na clínica com escovas completamente fora de condições de uso para realizar uma boa higiene dental. Você precisa saber quando a escova dental não está mais realizando a função para a qual ela foi destinada e com isso, vai poder aposentar a escova velha e comprar uma nova.
Costumo brincar com meus pacientes que a escova dental é como a vassoura da sua casa, quando ela começa a ficar toda aberta fica difícil de varrer. A sujeira de casa você pode ver com os olhos mas muitas das sujeiras da boca você pode não conseguir ver facilmente então, precisa identificar a escova velha para saber quando trocar.
Quando devo trocar minha escova?
– Existe uma pequena variação de quando trocar a escova dental, eu prefiro não dar um tempo estimado pois isso pode variar de acordo com a utilização e cuidados com a escova. O que recomendo é: quando a escova começar a abrir suas cerdas para o lado é hora de se programar para trocar.
– Já existem escovas que tem colorações nas cerdas que vão desaparecendo conforme vai chegando a hora de trocar, elas são boas para os mais desatentos.
– Se você tem dificuldades para fazer essa análise de quando as cerdas estão tortas, pode trocar a escova em uma média de 3 meses.
– Uma dica legal é: quando for comprar sua escova, não compre só uma, compre logo duas ou três para sempre ter uma sobrando em casa. Vá ao seu dentista para ele escolher o melhor tipo de escova para você ou leia nossa conversa sobre como escolher sua escova, aqui no Doutíssima.com.br.
Então já sabe o que fazer, não quero ninguém escovando os dentes com a vassoura da bruxa má, toda aberta. Complete sua limpeza bucal com uma boa pasta dental, fio dental e um bom bochecho.