Guia dos Dentes

Dúvida do leitor: devo usar fio dental no meu bebê?

Por Redação Doutíssima 14/01/2014

bebe

Se tem uma coisa que me deixa feliz é ver as perguntas de vocês; isso me faz ver um pouco as coisas com os olhos dos pacientes e me faz evoluir como profissional. Nós dentistas temos uma tendência de estudar demais, aprender demais as técnicas, nos habituarmos à rotina e perdemos um pouco a percepção da diversidade de gosto e de necessidades. Precisamos ver mais as coisas da forma que o paciente vê e analisar de forma individualizada cada paciente. Com essa perspectiva em mente temos a nossa conversa sobre as dúvidas de nossos leitores sobre tudo o que diz respeito à odontologia. Hoje vamos falar sobre a utilização do fio dental nas mais diversas idades, dando ênfase para o fato de se você deve ou não utilizar fio dental no seu bebê.

bebe-2

Pessoal, vocês precisam entender que tudo que diz respeito aos nossos pequexitos, nossos bebês, deve ser feito com aconselhamento do dentista, de preferência, o dentista especialista chamado de odontopediatra. Atualmente é bem complicado trabalharmos com datas pré-estipuladas para realizar cada procedimento, pois as crianças estão apresentando potenciais de crescimento completamente diferentes e a médica se torna muito ampla. Temos casos de pacientes que já nascem com os dois incisivos inferiores.

aberta-2

Antes de falar na utilização de fio dental no bebê vou falar da sequência normal de limpeza que deve ser seguida de acordo com o nascimento dos dentes:

– A gengivinha do bebê começa como se fosse um rolinho, sem dentes. Essa fase é a fase pós-parto, na qual o bebê mama bastante até a fase da chupeta e do uso da mamadeira, sem a presença de dentes ou somente com um ou dois dentinhos na boca: Nessa fase você precisa comprar na farmácia pacotes de gaze estéril e soro fisiológico. Enrolar a gaze no dedo, umedecer com o soro fisiológico e limpar após todas as mamadas ou depois do bebê tomar ou comer algo.

aberta-3

– Na fase que o bebê começa a ter dentinhos, o papai e a mamãe precisam comprar escovas dentais próprias para a idade ou iniciar com dedeiras que são bem úteis. Não esquecer que a pasta dental do bebê é diferente da pasta dental dos adultos.

– Depois dessa fase, a higiene se faz como a do adulto mas com um aprendizado constante e precisando de paciência e persistência dos pais.

bebe-1

Passando esse aprendizado inicial você precisa entender que a partir do momento que existem dois dentes um ao lado do outro, se faz necessário o fio dental ou as escovas interdentais ou mesmo uma escova com a cabeça bem pequena. A gengiva do seu filhote ainda é frágil e precisa de cuidados. Acredito que o fio dental pode ser deixado para o bebê maiorzinho, já com alguns dentes. Mas alguns dentistas já indicam desde a união de 2 dentes e outros esperam um maior amadurecimento da dentição.

Fale com seu dentista e tenha um acompanhamento periódico tanto seu como do seu bebê.