Guia dos Dentes

Conheça os 4 tipos de dentes humanos

Por Redação Doutíssima 13/01/2014

Os nossos dentes são compostos por três partes: a polpa, a dentina e o esmalte. Quando estamos na fase da primeira dentição, apresentamos apenas 20 dentes de leite, que com o tempo são substituídos por 32 dentes permanentes. A principal função dos dentes é a mastigação. Partindo deste princípio, os dentes são divididos em quatro grupos diferentes, tendo cada um sua função específica. A dentição adulta é composta de 32 dentes (16 superiores e 16 inferiores), dentre eles, 4 incisivos, 2 caninos, 4 pré-molares e 6 molares.

dentes

Saiba mais sobre nossos quatro tipos de dentes:

Incisivos

São os aqueles que se localizam na parte mais central da arcada dentária, sendo os mais visíveis também. Os incisivos entram em contato com todo o alimento que comemos, e possuem um formato afiado e quadrangular que serve para cortar os alimentos quando os mastigamos. Este tipo de dente contém apenas uma raiz, e eles são os primeiros a nascerem nos bebês (por volta dos seis meses de idade). Podemos dividí-los em incisivo central superior, lateral superior, central inferior e lateral inferior.

Caninos

Os caninos são os mais fortes entre os dentes, e tem o formato de cones pontiagudos. Eles tem por tarefa a dilaceração dos alimentos, e por isso são chamados também de presas. Você já parou pra pensar na palavra “canino”? Pois é, ela vem da presa dos animais como cães e lobos. O estômago deste tipo de animal libera ácidos que facilitam a digestão, por isso o alimento passa apenas pelos dentes caninos e logo é ingerido – o que não é o caso da arcada dentária dos humanos, que exerce o processo de trituração do alimento justamente porque nosso estômago não é tão ácido quanto o dos animais caninos.

Pré-molares

Os dentes pré-molares tem como função a trituração dos alimentos. Eles são menores que os dentes caninos e possuem a forma de pentágono com duas pontas na superfície (as chamadas cúspides). Estas duas pontas são responsáveis por esmagar e triturar os alimentos. Os pré-molares são divididos em primeiro pré-molar e segundo pré-molar, encontrados em ordem crescente.

Molares

O processo final da mastigação termina nos dentes molares. Estes dentes possuem várias pontas (multicúspides), o que amplia a superfície de contato com a comida. Os molares tem por função a trituração do alimento em pedaços ainda menores, para que eles possam então ser digeridos. Devido ao seu importante papel, os molares são um dos primeiros dentes permanentes a nascer em nossa arcada dentária. Aproximadamente aos seis anos de idade a criança desenvolve completamente os molares.