O esmalte é a camada do nosso dentes responsável pelo revestimento e proteção das estruturas internas. Sem ele, o dente fica sem proteção e sofrerá agressão na região de dentina que não conseguirá suportar e deixará o agressor passar para áreas mais internas como o nervo ou polpa. Quando algo atinge a região central dos dentes chamada de polpa, é certo que virá a sensação dolorosa que pode evoluir para uma morte dessa polpa e isso vai causar diversos problemas. Para que nada disso aconteça, o esmalte precisa permanecer o mais resistente possível e você sabe como fortalecer o esmalte dos seus dentes?
Entenda os principais problemas que acontecem quando seus dentes estão com o esmalte fraco:
– Sensibilidades dentárias, causando dor e desconforto ao frio, ao quente, produtos ácido, dentre outros. Existem pacientes que chegam para mim com sensibilidade em níveis tão fortes, prejudicando mesmo ao tomar água.
– Maior possibilidade de ser acometido por cáries extensas e com evolução rápida. Nesses casos, temos os granulomas, fístulas e necessidade de tratamentos como canal ou mesmo exodontia do dente para posterior colocação de próteses ou implantes dentários.
– Maiores índices de modificação da coloração dentária por fatores extrínsecos ou intrínsecos. Um simples hábito de 2 doses de café expresso, por dia, pode ser responsável por modificações da coloração dos dentes em pacientes com problemas na estrutura do esmalte.
– Tratamentos como clareamento dental podem ser desaconselhados devido as possibilidades de efeitos colaterais.
O esmalte é uma estrutura mineralizada formada por pequenas partículas. Essa estrutura fica em constante processo de desmineralização e remineralização. Isso quer dizer que o dente perde mineral e logo depois ganha mineral.
Se o dente perde mais mineral que ganha o paciente vai ter problemas. Se o dente ganha mais mineral que perde ou se a proporção é igual de perda e ganho então estará livre de problemas.
Para que você sempre esteja com o fortalecimento do esmalte em dia, terá que apresentar uma remineralização maior que uma desmineralização e para isso:
– Procure sempre uma dieta pobre em açúcares e amido. Evite alimentos muito doces e muito ácidos.
– Escove os dentes sempre após a ingestão de alimentos, principalmente os alimentos citados acima. Não pode dormir sem escovar os dentes ou comer entre as refeições e não escovar entre as refeições.
– Falando especificamente do fortalecimento do esmalte, você precisa utilizar o flúor na concentração ideal para você e isso somente seu dentista vai poder dosar. O flúor se encontra nas pastas dentais, nos bochechos antissépticos, nas aplicações profissionais pelo dentista e na água que é fluoretada.