Aquela bolha líquida que aparece em algumas regiões sob a pele para proteger de lesões é chamada de calo! Apesar de fazer parte da defesa natural do corpo, ele pode ser doloroso e se tornar um incômodo na nossa vida cotidiana. Na maioria dos casos, os calos não passam de um pequeno aborrecimento, mas existem sim calos mais graves que inflamam.
Os calos que aparecem atrás ou embaixo do tornozelo pode tornar atividades do dia a dia em um verdadeiro sacrifício, ele incomoda até mesmo para caminhar. E eles estão aptos a inflamarem e infeccionarem devido a sua localização.
Se você sofre de calo no tornozelo, tome muito cuidado quando for tratá-lo, se o calo permanecer intacto, o processo de cura será acelerado pela barreira de proteção formada pelo soro, mas se ele abrir, você precisa tomar cuidados extras para que ele não infeccione.
Passo a passo:
1. Esqueça-os! Calo é o seu corpo respondendo naturalmente contra uma lesão. Um calo pode ser formado quando a pele é irritada, pode ser por alergias, doenças, medicações ou fatos do dia a dia. Quando a bolha de líquido fica intacta quer dizer que a pele por baixo está se curando sozinha. É importante que o calo seja ventilado de vez em quando, isso acelera o processo de cura. Quando for usar calçados e meias e a região do calo seja afetada, utilize curativos.
2. É proibido arrancar aquela pele morta em volta do calo. Conforme a pele de baixo começa a curar, a bolha formada pelo calo começa a diminuir após alguns dias. A camada acima da pele seca quando isso acontece. Não retire a pele morta de forma alguma. Essa pele está presa à pele saudável, e ao arrancá-la você pode causar inflamação e uma infecção. Esqueça a pele e deixa a cair sozinha.
3. Limpe o calo aberto. Se ele abrir e o líquido de dentro vazar, é preciso desinfetar bem a área. Passe água e sabão e seque lentamente com uma toalha limpa. Você pode utilizar um creme antibiótico e deixar o calo respirar por um tempo. O calo aberto deve ser tratado como uma ferida, limpe-o pelo menos duas vezes ao dia.
4. Proteja o seu calo! Quando ele não estiver respirando em contato com o ar, faça uma proteção. Você pode aplicar uma camada de creme antibacteriano e colocar um curativo por cima.
5. Os calçados podem ajudar na dor. Use calçados adequados que não atrapalhe a sua recuperação. Dê preferência aos calçados que não faça contato com o calo e chinelos. Quando precisar usar calçados fechados, faça os curativos como no passo 4.
6. Fique atento à infecções. Os sintomas físicos normalmente são enjoos e febre. E preste atenção se o calo não apresenta sinais de infecção como presença de sangue ou pus na ferida, aumento de dor e aumento na infecção. Entre em contato com seu médico imediatamente se alguns desses sinais forem encontrados.