Clínica Geral

É hora do check up! Confira os principais exames solicitados para homens e mulheres

Por Redação Doutíssima 23/07/2014

Você certamente já ouviu o ditado “mais vale prevenir do que remediar”. Quando falamos de saúde, esse ditado popular se materializa no chamado check up, que nada mais é do que uma série de exames requisitados pelo médico para avaliar o seu estado de saúde e prevenir eventuais doenças.

Check up é prevenção

O check up é extremamente importante, já que ajuda a detectar fases iniciais de determinadas condições graves que, quanto mais cedo tratadas, maiores as chances de cura.

check-up

Médicos recomendam que o check up seja feito logo com avançar da idade. Foto: Shutterstock

Os médicos recomendam o check up cada vez mais cedo: 30 anos de idade. Quanto aos exames específicos para os homens, que são aqueles que detectam o câncer de próstata, devem ser feitos a partir dos 40 anos. No caso das mulheres, os exames ginecológicos e a mamografia devem ser realizados também a partir desta faixa etária.

Como os organismos feminino e masculino são diferentes, cada gênero possui alguns exames específicos a realizar. Você sabe quais são os principais? Confira a seguir essas informações:

Principais exames no check up dos homens

– Sangue: exames de sangue buscam verificar como estão seus níveis de glicemia, triglicerídeos, colesterol, etc.

– Avaliação de calcificação coronariana: a calcificação coronariana é grande fator de risco para, a longo prazo, vitimar a pessoa com um infarto ou até mesmo uma morte decorrente de problemas cardíacos.

– Função hepática: exames servem para dar ao médico informações sobre o fígado dos pacientes. É importante em um check up, já que as doenças hepáticas normalmente não apresentam muitos sintomas na sua fase inicial, sendo difícil de detectá-las sem um exame.

– Ácido úrico: é feito também através de exame de sangue e pode detectar e ajudar a prevenir algumas condições, como a gota, a artrite e a existência de cálculos renais.

– Dosagem da enzima PSA: é através desse nível que se verifica a existência, ou não, do câncer de próstata.

– Colonoscopia: esse exame possibilita ao profissional verificar como está o revestimento interno dos intestinos, prevenindo ou detectando precocemente a existência de câncer de cólon.

– Função pulmonar: com esse estudo, é possível verificar como anda o fluxo de ar, bem como a existência de obstruções nas vias respiratórias. É um exame indicado mais para homens fumantes.

– Raio-X de tórax: esse exame é importante para a avaliação dos órgãos que circundam o tórax.

– Eletrocardiograma: serve para verificar como está o funcionamento do coração.

Principais exames no check up das mulheres

O corpo feminino é mais complexo que o dos homens, principalmente, em razão do aparelho reprodutor e todas as variáveis que ele envolve. Por isso, a maior parte dos exames no homem se aplica também a elas, com exceção do exame de próstata. Além deles, os seguintes exames são importantes no check up feminino:

– Ultrassom transvaginal: ajuda a detectar doenças como a endometriose, e é complementar ao exame clínico ginecológico.

– Papanicolau: auxilia a detecção de infecções virais, bacterianas e por fungos, além de detectar as chamadas células pré-malignas no colo do útero, que é o segundo câncer mais frequente nas mulheres.

– Mamografia: importantíssimo, porque através dele é possível detectar o câncer de mama e algumas calcificações pequenas que podem gerar um tumor maligno.

– Ultrassom de mama: é um exame complementar à mamografia, e ajuda dentre outras coisas a distinguir certas lesões.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!