Gestante

5 dicas para aliviar as dores na gravidez

Por Redação Doutíssima 10/02/2014

dores na gravidez

Parece que o seu bebê está lhe irritando, ou ao seu nervo ciático. Mais do meio para o final da sua gestação, o seu bebê começa a ficar na posição adequada para o nascimento (uma grande coisa positiva). Ao fazer isso, no entanto, a cabeça dele ou dela, e o peso do seu útero cada vez maior, poderão ficar sobre o nervo ciático na parte inferior da sua coluna (uma grande coisa negativa). Esse tão chamado nervo ciático pode resultar em dores na gravidez, uma dor penetrante, que causa formigamento ou dormência que começa em suas nádegas ou parte inferior das costas e irradia para a parte de trás de uma de suas pernas. A dor do nervo ciático pode ser muito intensa algumas vezes e, embora ela possa desaparecer se o seu bebê mudar de posição, ela também pode durar até você dar a luz, e algumas vezes perdurar por mais algum tempo após o parto.

Como aliviar as dores na gravidez?

1. Sentando-se. Sentar-se pode aliviar um pouco a dor das pernas e da parte inferior das costas associada à ciática. Deitar-se também pode aliviar a pressão, desde que encontre uma posição na qual você se sinta melhor.

 

2. Aquecendo o local. Uma bolsa de água quente aplicada sobre o local onde você sente a dor pode ajudar a aliviá-la, assim como um longo banho morno de imersão.

 

3. Exercitando-se. Inclinações pélvicas ou alguns alongamentos podem tirar um pouco da pressão.

 

4. Fazendo natação. Como nadar e fazer exercícios na água não envolve carregar peso, eles são escolhas especialmente boas quando você estiver com dor no nervo ciático. Nadar alonga e fortalece os músculos das suas costas, proporciona alívio à dor lancinante.

 

5. Buscando uma alternativa. As terapias medicinais complementares alternativas, como a acupuntura e a massagem quiroprática (sempre com um médico treinado e licenciado) podem ajudar a aliviar a sua ciática.

 

Se a sua dor estiver especialmente ruim, peça algumas indicações ao seu médico que poderiam ajudar neste caso.

 

Saiba mais:

Insônia na gravidez: o que fazer? 

3 Maneiras de confirmar a sua gravidez

8 dicas para aliviar o inchaço durante a gravidez

15 dicas para aliviar a dor nas costas na gravidez

Exames importantes na gravidez

Como cuidar das veias durante a gravidez

Como cuidar dos seios durante a gravidez