Estudos apontam que os primeiros momentos da vida das crianças são importantes para o desenvolvimento psicomotor e podem contribuir para a definição de suas potencialidades. Saiba mais!
Desde o inicio da vida o desenvolvimento humano é pautado por um crescimento físico e um aumento de habilidades psicomotoras, que sofrem influencias de fatores biológicos e ambientais. Um ser humano já no momento de sua geração é alvo de mudanças hormonais que vão causando o aparecimento rápido e dinâmico de sistemas corporais e também uma grande plasticidade neuronal.
O crescimento físico ocorre de maneira contínua e paulatina, o que evidencia uma abrangência de fatores endógenos e exógenos neste processo. Por isso a ingestão de drogas é uma influencia ambiental nefasta, que terá extrema importância na formação posterior da criança. Outro fator externo é o estado psicológico da mãe e sua nutrição, logicamente. Nos primeiros anos de vida, a alimentação do bebê irá, com certeza, atuar no crescimento e no desenvolvimento psicomotor, por isso é alta a correlação entre inteligência e uma boa nutrição nos períodos iniciais de vida da ser humano.
Visivelmente percebemos uma maior utilização de habilidades motoras das crianças no decorrer dos primeiros anos de vida. Entendemos que, de acordo com os estudos neurológicos e neuropsicológicos, isso tem muita relação com a formação de cadeias de neurônios em novas sinapses e, inicialmente, com um crescimento e desenvolvimento num ritmo muito maior que qualquer outro órgão e que em qualquer outra etapa da vida. São produzidos na etapa fetal em torno de 250 mil neurônios a cada minuto que irão se somar no momento do nascimento em torno de 100 a 200 bilhões de neurônios.
O crescimento físico e o desenvolvimento psicomotor no período neonatal
Este processo é determinante para o desenvolvimento psicomotor, o que ira proporcionar o aparecimento de reflexos neonatais, entre eles estão:
Sucção
De procura
Preensão palmar
Retraimento do pé
Piscar
Andar automático
Moro (reação de abraço quando se leva um susto)
Babinski (o pé se dobra e seus dedos se abrem em leque)
Natatório
Tônico do pescoço
Muitos desses reflexos neonatais irão desaparecer com o tempo e logo ocorre um aparecimento de um controle postural, devido a uma relação mais consciente com o mundo, também uma percepção de seu corpo e as conseqüências ambientais de suas ações. O que implica um controle mais apurado de habilidades físicas e psicomotoras, uma maior dependência e aquisição de destrezas como:
Correr
Subir e descer escadas
Lançar e pegar bolas
Traçar desenhos
Escrever
Uma ideia que não pode ser deixada de lado sobre esse assunto trata-se do dimorfismo sexual, expressão que fala sobre um crescimento diferente em relação aos sexos. Quando a criança nasce, as diferenças são imperceptíveis, no entanto com o passar dos anos essas diferenças tendem a aumentar, primeiramente muito pouco depois mais significativamente. É importante frisar que as diferenças individuais são muito expressivas também e que a influencia ambiental se faz muito presente.
Referências Bibliográficas
Coll, César., Marchesi, Álvaro., Palacios, Jesús., Desenvolvimento Psicológico e Educação – Psicologia Evolutiva Vol. 1, 2º edição, Porto Alegre: Editora Artmed, 2004.
Papalia, D. E., Olds S. W., Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: Editora Artmed, 2000.
Saiba mais:
Como é o desenvolvimento intelectual da criança
Relato de mãe: maternidade e desenvolvimento fetal
Entenda a relação entre o divórcio e o desenvolvimento social da criança
4 sinais de alerta sobre o desenvolvimento da criança que começa a andar
4 atividades divertidas para crianças com autismo
Como desenvolver a autoestima das crianças
Educação dos filhos e como o estilo parental afeta a criança