Considerando que o tão esperado elixir da longevidade ainda está longe de ser criado, o jeito mesmo é adotar atitudes mais saudáveis, que nos ajudam a rejuvenescer ou nos manter jovens por mais tempo
Parecer mais jovem, sentir-se forte e permanecer saudável é desejo de todos. Por volta dos anos 80, com o advento das modernas tecnologias em medicina, surgiu uma Medicina Preventiva Avançada, capaz de promover não só a saúde física e mental, mas como possibilitar rejuvenescimento integral. A idade cronológica é inevitável, mas podemos interferir na idade biológica a nosso favor para rejuvenescer.
Quais os segredos para rejuvenescer ou prolongar a juventude?
1- Sono regenerador – O sono profundo ajuda a rejuvenescer e é embelezador. É Durante o sono profundo, sob ação da melatonina (hormônio da pineal) que liberamos o poderoso GH, o famoso hormônio do crescimento, que regenera pele, músculos, articulações e remodela o copo.
2- Controle do estresse – O estresse excessivo provoca danos à pele, vasos, coração e cérebro, dificulta o sono, aumenta os níveis de pressão arterial, batimentos cardíacos, glicemia, promovendo o acúmulo de gordura central, além de outros efeitos indesejáveis.
3- Alimentação equilibrada – Alimento é remédio. Atualmente é possível confirmar isso porque temos a nosso alcance a Nutrigenômica. Trata-se de um exame de DNA mapeia o perfil metabólico e enzimático, nos informando quais são os alimentos que nos caem bem, para sabermos os que nos promoverão saúde e quais nós não toleramos (como a lactose, o glúten e a cafeína). Após esse exame, é possível traçar um plano alimentar para o resto da vida, o que nos permitirá evitar algumas doenças através da alimentação adequada.
4- Atividade física – É indispensável para mantermos o corpo definido, ereto, músculos firmes, articulações flexíveis, bom condicionamento cardiocirculatório e a perfeita perfusão dos órgãos. Nenhuma cirurgia plástica ou remédio para rejuvenescer fará o mesmo efeito estético que uma atividade física regular.
5- Equilíbrio bioquímico – As vitaminas e minerais regulam todas as funções do nosso organismo. Para o coração bater, precisamos deles. Para respirarmos, para coagular o sangue, para crescer o cabelo e para mantermos a pele bonita. Esses são só alguns exemplos da importância desses elementos.
6- Energéticos intracelulares – como a D-ribose, L-Carnitina e Coenzima Q10, fornecem substratos para a produção de energia. São importantes fontes de energia para o músculo, coração e cérebro, além de nos darmos disposição para atividade física e lazer.
7- Os Hormônios – A importância dos hormônios para rejuvenescer e saúde é inquestionável. Eles estão em toda parte do nosso corpo, nos nossos sentimentos e nas nossas atitudes. Pele, cabelos, músculos, expressão facial, sensualidade, paixão e desejo sexual, memória, humor, autoestima… Tudo isso é reflexo do nosso equilíbrio hormonal. Em se tratando de menopausa e andropausa, os chamados hormônios bio idênticos são um conforto e conferem segurança quando utilizados com critérios. Os hormônios têm potente ação rejuvenescedora.
Lembrando que para que isso seja feito de maneira eficaz é necessária a ajuda de um profissional habilitado.
Saiba mais:
Cirurgia Plástica faz rejuvenescer apenas três anos
Como rejuvenescer a pele de 50 anos sem cirurgia
Soja: o segredo da eterna juventude
17 sinais de que você e um velho no corpo de um jovem