Queimação no estômago, dor no alto da barriga e enjoos são alguns dos sintomas da gastrite, que é uma inflamação na mucosa do estômago. Se você sofre com o problema, fique atento a essas dicas para controlar a gastrite, se livrando das dores sem precisar de medicamentos.
A primeira medida para controlar a gastrite é ter disciplina ao alimentar-se – e isso não vale apenas para o que você come. Procure realizar de quatro a cinco refeições por dia, com calma, em horários alternados e em pequenas quantidades.
Dicas para controlar a gastrite
Frutas, legumes, chás, sucos. Há uma série de alimentos que podem ser aliados na batalha para controlar a gastrite e seus efeitos nada agradáveis ao organismo. Confira dez deles e aproveite a vida!
1. Consuma bolachas de água e sal ou maisena nos intervalos das refeições, para evitar que o estômago fique vazio. Quando o estômago fica vazio, o suco gástrico corrói mais suas paredes, agravando a ferida.
2. Prefira as frutas não ácidas. Laranja lima, banana, maçã, pera, goiaba e mamão estão liberadas, assim como seus sucos. A quantidade indicada é de quatro a cinco porções por dia.
3. O suco de aloe vera (babosa) também é indicado para controlar a gastrite, pois tem alto poder cicatrizante. Além de não ser prejudicial, a bebida contribui para o tratamento da ferida estomacal. É preferível tomar o suco em jejum ou antes de dormir, todos os dias.
4. Como a gastrite pode eliminar algumas bactérias benéficas do estômago e fazer proliferar as maléficas, é indicada a reposição dos lactobacilos para ajudar a controlar o problema. Os lactobacilos são encontrados em iogurtes e bebidas fermentadas, além de serem encontrados para vender em pó em alguns locais.
5. A biomassa de banana verde também repõe os lactobacilos. Para prepará-la, lave as bananas verdes, coloque-as com casca dentro de uma panela de pressão, cubra-as com água e cozinhe por 20 minutos ao todo, sendo que oito deles serão no fogo e os restantes apenas na pressão. Terminando de cozer, aos poucos, tire a casca, que deve ser passada imediatamente no processador.
6. Prefira as carnes com baixo teor de gordura. Estão liberadas as carnes de frango cozido, refogado ou grelhado; peixes não muito gordurosos (pescada e merluza) ao forno ou grelhados, e carnes vermelhas menos gordurosas (patinho, coxão mole e lagarto).
7. Pode-se controlar a gastrite também ingerindo o famoso suco verde. Feito geralmente com couve e outras frutas a gosto, ele é rico em clorofila, uma substância rica em zinco e antioxidantes, itens necessários para a recuperação do estômago.
8. Chás de hortelã e alecrim são grandes aliados da digestão, além de atuarem como calmantes digestivos, reduzindo a acidez do estômago e atenuando azias, gases e cólicas. Recomenda-se o consumo 30 minutos antes das refeições.
9. Consuma legumes e verduras, tanto no almoço quanto no jantar, mas lembre-se de refogá-los, já que as folhas (quando muito duras) podem irritar as paredes do estômago de quem sofre com a gastrite.
10. Além disso, em vez de comer o grão, prefira comer o caldo do feijão. Além de ele ser mais facilmente digerido, você poderá aproveitar os nutrientes que o alimento oferece e ainda matar a vontade, já que o gosto do caldo não se modifica quando separado do grão.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Gastrite: como identificar os sintomas
Alimentação saúdavel: Dicas rápidas
Alimentação saudável: saiba quais são as gorduras do bem e onde encontrá-las
Quem são os vilões da alimentação: carboidratos, proteínas ou gorduras?