Clínica Geral > Especialidades

Busque o equilíbrio: dormir muito ou pouco pode fazer mal para o coração

Por Redação Doutíssima 04/06/2014

Você sabia que dormir pouco e não ter um sono de qualidade pode fazer mal para o coração? Pesquisas apontam que uma pessoa que dorme menos de seis horas por noite tem um risco 50% maior de morrer, pois a falta de um sono revigorante pode fazer mal para o coração, resultando num ataque cardíaco.

Além de fazer mal para o coração, a chance de sofrer um derrame fatal também cresce 15% para aqueles que não têm uma boa noite de sono como hábito de vida.

Dormir pouco e não ter um sono de qualidade pode fazer mal para o coração. Foto: Shutterstock

Dormir pouco e não ter um sono de qualidade pode fazer mal para o coração. Foto: Shutterstock

Durma bem e evite fazer mal para o coração

Está comprovado o perigo a que estamos expostos, em decorrência de uma rotina agitada e irregular de trabalho. O resultado disso é que muitas pessoas descansam cada vez menos em função da sobrecarga diária, o que já se tornou hábito para até 60% da população adulta, que ignora como isso pode fazer mal para o coração.

Uma noite de sono ruim, por exemplo, pode afetar o equilíbrio dos hormônios grelina e leptina, importantes na regulação do apetite. Isso explica por que pessoas com esse perfil tendem a comer mais e a ter tendência à obesidade. Isso eleva os riscos de pressão alta e doenças cardiovasculares, por fazer mal para o coração.

Muitos pesquisadores têm ligado a falta de sono a acidentes vasculares cerebrais, ataques cardíacos e a doenças cardiovasculares, as quais, muitas vezes resultam em morte precoce.

O hábito de dormir tarde e acordar cedo é uma verdadeira bomba-relógio para a saúde. Buscando um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, muitos optam por abrir mão de horas do lazer para garantir que todas as tarefas do dia sejam feitas. Entretanto, especialistas indicam que dormir muito (mais de nove horas) também pode fazer mal para o coração e aumentar as chances de infarto.

Cuidados com alimentação podem ajudar

Para quem deseja dormir melhor e, assim, evitar fazer mal para o coração, a boa alimentação é um caminho adequado. Há uma substância nos alimentos que favorece o trabalho do nosso corpo a restabelecer o equilíbrio durante a noite: o triptofano. Uma vez no cérebro, ele aumentará a produção da serotonina, substância conhecida como o hormônio do bom humor, que tem poder sedativo e ajuda na indução e melhora do sono.

Essa substância é comumente encontrada nas carnes magras, como peixes, em leites e iogurtes desnatados, queijos brancos e magros, nozes, banana e leguminosas. A serotonina é também reguladora do nosso relógio biológico.

Outra substância que tem papel importante no padrão do sono é a insulina. A hipoglicemia, ou baixa quantidade de açúcar no sangue, costuma ocorrer à noite, porque é quando não nos alimentamos. Diante disso, o nível de glicose cai e a adrenalina é liberada como uma fonte secundária. Como o hormônio é estimulante, pode causar distúrbios do sono.

Tal fato denota a necessidade da ingestão de carboidratos, pois eles favorecem o aumento nos níveis de insulina, que auxiliam na limpeza dos aminoácidos circulantes no sangue. Dentre as fontes de carboidratos, estão os pães, cereais, biscoitos, massas, arroz, frutas, legumes, granola e polenta.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Mito ou verdade: dormir bem melhora a memória

Comer para dormir melhor: Conheça os melhores alimentos contra insônia

Ficar muito tempo sem dormir pode ser sinal de sonorexia. Conheça os sintomas, causas e tratamento

Não consegue dormir? Saiba como a melatonina pode ajudar no tratamento da insônia

10 Dicas para dormir bem todas as noites

Como programar uma boa noite de sono e acordar bem disposto

Doença do sono: sintomas, causas e tratamento