Pesquisas científicas já mostraram os benefícios da acupuntura para engravidar. Estima-se que o uso da acupuntura pode aumentar as probabilidades de sucesso na maternidade em até 20%. No entanto, não são só as agulhas que resolvem o problema da fertilidade.
Uso da acupuntura para engravidar
Além do uso da acupuntura para engravidar, o tratamento está sempre associado a uma reprodução assistida, ou seja, à fertilização in vitro.
Para obter este resultado, a mulher deve se submeter à acupuntura para engravidar desde o momento em que inicia o tratamento de fertilização in vitro. Isto porque, além de deixá-la mais calma e mais equilibrada emocionalmente, a acupuntura influencia o útero e o sistema nervoso autônomo e os pontos específicos puncionados otimizam a receptividade endometrial.
Ao realizar a acupuntura para engravidar, há um estímulo da produção de neurotransmissores e de folículos e um aumento do fluxo sanguíneo na região pélvica que potencializa o tratamento da fertilização. Por isto, o ideal é que a mulher faça uma sessão de acupuntura cerca de meia hora antes da fertilização in vitro e meia hora depois do tratamento, para que o fluxo sanguíneo ajude na implantação do embrião.
Dúvidas e experiências para compartilhar? Temos um espaço reservado para ‘Gravidez’ em nosso fórum!
O benefício da acupuntura para engravidar também pode ser caracterizado pelo fato de estimular a fabricação de substâncias que combatem os efeitos negativos do estresse, condição que comprovadamente atrapalha as possibilidades de sucesso dos tratamentos.
Além disto, o uso da técnica de acupuntura para engravidar aumenta a capacidade das mulheres de produzir óvulos e ajuda a regular os níveis hormonais e proporcionar maiores taxas de ovulação.
Aplicações da acupuntura para engravidar
Mulheres que sofrem com Síndrome de Ovários Policísticos e ciclos anovulatórios também são beneficiadas pela acupuntura. Sempre que se faz uso da técnica, ocorre a dilatação das veias de alguma região do organismo e muito deste efeito afeta os órgãos reprodutores femininos, seja melhorando a circulação no local, seja para nivelar os hormônios.
O uso da acupuntura para engravidar ainda provoca a liberação de beta endorfinas que afetam a secreção de GnRh e consequentemente podem influenciar o ciclo menstrual, a ovulação e a fertilidade. Isto porque a técnica pode melhorar a liberação de FSH, LH, estradiol e progesterona, que são os principais hormônios femininos ligados à fertilidade.
A acupuntura ainda libera a serotonina, a noradrenalina e atua no sistema nervoso central. No entanto, ela não tem um efeito instantâneo, o que exige que o tratamento seja iniciado o quanto antes para mais chances de êxito.
Utilizar o procedimento da acupuntura para engravidar só não é indicado depois de comprovada à gestação, pois ela pode vir a induzir contrações e até levar a um parto prematuro.
Benefícios ao homem
Além dos benefícios da acupuntura para a fertilização das mulheres, a técnica também pode ser benéfica ao homem infértil ou que sofre de ejaculação precoce. No segundo caso, como geralmente é um sintoma agregado à ansiedade, uma sessão já pode fazer diferença.
O uso da acupuntura proporciona a melhora quantitativa e qualitativa do sêmen de homens inférteis, tendo resultado positivo em casos de alterações no espermograma como oligospermia e, principalmente, leucospermia.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Acupuntura na gravidez pode ser uma boa experiência
Acupuntura é um ramo tradicional da medicina chinesa
Pratique yoga na gravidez e sinta-se renovada
Relato de mãe: encontrar o equilíbrio? Só se for fazendo yoga!
6 dicas das famosas para ter equilíbrio emocional
Fisioterapia para distúrbios de tontura e equilíbrio
Harmonizar corpo e mente através do equilíbrio do sistema nervoso: conheça a terapia da sofrologia