Sem saber o que fazer com seus cabelos, muitas mulheres acabam mudando de cor com frequência, de comprimento e até mesmo de formato de cabelos. Quando os fios são rebeldes, elas tentam esticar ou redefinir os cachos. Fato é que cuidar do cabelo cacheado sempre retoma a ideia de ser algo muito trabalhoso.
Não satisfeitas, as mulheres cacheadas partem em busca de fios lisos, se submetendo a alisamentos, escovas, chapinhas, enfim, é um ritual nada prático e, muitas vezes, bem caro. Além disso, estes procedimentos ainda podem danificar os cabelos e nem sempre apresentam bons resultados. Cuidar do cabelo cacheado não é fácil, mas pode dar resultados muito bons se for feito com cautela.
Pesquisas dão conta de que mulheres encaracoladas demonstram maior autoestima e são mais descontraídas. Os cachos dão um efeito lifting instantâneo, o que desvia a atenção das rugas do rosto. Eles também ficam bem em quase todas as mulheres, exceto as de face redonda, pois os caracóis ressaltam o formato.
Para assumir os cachos é preciso certo cuidado, pois os fios encaracolados são mais fracos do que os outros. O formato dos anéis favorece a perda de água, favorecendo o ressecamento. O atrito entre eles gera o temível frizz.
Dicas para cuidar do cabelo cacheado
Para cuidar do cabelo cacheado, aqui vão algumas dicas interessantes. Invista no tamanho médio, garantindo leveza e menos volume. Evite deixar uma franja, pois a textura não combina com fios curtos. Hidrate sempre para manter os cabelos bonitos. O ideal é usar um xampu sem ativos de limpeza profunda para evitar o ressecamento.
Além disso, para cuidar do cabelo cacheado, outra dica é usar um condicionador em todo o comprimento e retirar somente no outro dia. Fazendo isso você, estará restaurando a hidratação natural do couro cabeludo, que se espalhará pelo fio.
Prefira produtos da mesma linha, já que o conjunto é elaborado para suprir as necessidades desse tipo de cabelo. Nunca deixe de fazer o leave-in, que ajuda a controlar o frizz e cria uma película protetora em torno do fio. Utilize para isso um produto com óleos naturais, como o de argan.
Para cuidar do cabelo cacheado ao acordar, quando as madeixas estão fora de controle, é só umedecer a cabeleira e aplicar um condicionador sem enxágue. Vá modelando os cachos e use máscara para fortalecer e hidratar o cabelo pelo menos uma vez por semana.
Ter em mãos um creme modelador ajudará a manter o formato dos cachos por mais tempo. O correto é usar o equivalente a uma moeda de R$ 1 em todo o comprimento, amassando os fios e chacoalhando levemente a cabeça lateralmente. Caso opte por secar, use um difusor, o que reduz a quantidade de ar enviada pelo secador, diminuindo o frizz.
Para não esquecer
Ao falar em cuidar do cabelo cacheado, não podemos esquecer de procedimentos bem simples e essenciais como:
1. Ao lavar o cabelo, use um xampu e condicionador. Para desembaraçar utilize um pente;
2. Borrife um leave-in por todo o cabelo. O processo hidratará profundamente a cutícula do fio, dando brilho e equilibrando a umidade natural dos fios, perfeito para cabelos secos ou danificados;
3. Use o ativador de cachos na palma da mão e espalhe por todo o cabelo. O gel creme é o produto mais recomendado para dar a fixação suave e flexível que vai ajudar a definir os cachos sem deixá-los duros ou arrepiados;
4. Ao secar os fios com o secador difusor sempre da ponta para a raiz, confira se os cachos estarão totalmente modelados. Quanto mais seco os fios, mais definidos estarão.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
10 Mitos e verdades sobre queda de cabelo
5 Dicas para acabar com a queda de cabelo
Queda de cabelo pode ser relacionado a problema de saúde
Água quente faz cair cabelo? Conheça oito motivos para evitar e preserve suas madeixas
Detox capilar: o melhor tratamento para os cabelos de quem abusou do verão
Implante de cabelo: mitos e verdades sobre a solução para a calvície