A correria do dia faz com que muitas pessoas não tenham uma qualidade de sono adequada. Além da sonolência e da sensação de cansaço, uma noite mal dormida costuma gerar as temíveis olheiras, que deixam o aspecto do rosto cansado.
Podendo ser ocasionais ou permanentes, as olheiras são manchas arroxeadas ou acastanhadas que surgem nas áreas dos olhos. Por apresentarem tonalidades diferentes das pálpebras inferiores e do resto do rosto, as olheiras são visíveis a todos.
Como surgem as olheiras
As incômodas olheiras surgem devido à alta concentração de melanina ou em decorrência do congestionamento dos vasos capilares da região em torno dos olhos.
Dessa forma, se a circulação local não transcorre de forma adequada, os pigmentos do sangue não passam no interior dos vasos, provocando um acúmulo no tecido conjuntivo que dá à pele uma cor particular, que varia entre o amarelo e o negro. Alguns fatores, como cansaço, alergia, envelhecimento e excesso de sol, além das noites mal dormidas, agravam o problema.
Mesmo aquelas pessoas que mantêm um estilo de vida saudável podem ter uma maior propensão ao desenvolvimento de olheiras. A hereditariedade, a vasodilatação local mais intensa e a tensão pré-menstrual, além da desidratação da pele, doenças em geral, os medicamentos, bebidas alcoólicas, fumo, café e o próprio cansaço, propiciam este quadro.
Estética contra as olheiras
É possível contar com alguns truques de maquiagem para esconder as olheiras. Veja algumas dicas e procedimentos estéticos que podem disfarçar e amenizar aquele tom escurecido abaixo dos olhos:
– Carboxiterapia: indicada para tratar as olheiras de causa hereditária, faz com que o gás carbônico seja injetado ao redor dos olhos, estimulando a circulação;
– Fototerapia: feita por meio de um laser que atinge os pontos escurecidos da pele para descongestionar a região, melhora a circulação e clareia a pele ao redor dos olhos;
– Peeling: age por meio da esfoliação e retira as camadas de pele escurecida. Por se tratar de um procedimento agressivo, é necessário fazer uso de protetor solar por até 15 dias após o processo;
– Preenchimento: tem como finalidade preencher a concavidade abaixo dos olhos com ácido hialurônico, que estica a pele. Isto faz com que ocorra o clareamento da região;
– Drenagem linfática: é indicada para quem, além das olheiras, sofre com as bolsas abaixo dos olhos. Age na circulação e ameniza os pontos escuros, eliminando o inchaço ao redor dos olhos.
Outras opções
Além destes procedimentos estéticos, é possível amenizar as olheiras com o uso de cremes à base de vitamina A, C e K ou de ácido mandélico, que aumentam a tonalidade da pele e evitam problemas na vascularização.
Já para disfarçar as olheiras, você pode usar um corretivo do mesmo tom da pele nas pálpebras superior e inferior, no canto dos olhos e do nariz, abrindo suavemente para as maçãs do rosto, o que fará com que haja uma uniformização com o restante da pele do rosto.
Utilize também a base e o pó para amenizar as imperfeições. Somente então aplique o corretivo. Em relação aos olhos fundos, é importante aplicar a base, pó e o corretivo nas duas pálpebras.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Médico explica como acabar com as olheiras
Como acabar com as olheiras: manual definitivo
8 receitas caseiras para acabar com as olheiras
5 dicas de Débora Nascimento para evitar om olheiras
Como esconder as olheiras com maquiagem