Clínica Geral

Encontrar um quarto ideal promove melhorias na qualidade do sono? Saiba mais sobre o assunto!

Por Redação Doutíssima 09/05/2014

Pessoas que possuem o quarto da cor azul tendem a possuir o melhor sono – cerca de oito horas por noite – e ainda acordam sentindo-se feliz e positivo! De acordo com uma pesquisa, a cor está ligada à calma, sentimentos suaves e indica uma redução de frequência cardíaca e até mesmo uma redução da pressão arterial!

Parece bizarro mas sim, o seu quarto ideal pode depender das cores que escolher para o ambiente. A cor  do seu quarto vai além da decoração.

quarto ideal

Quais as melhores cores para um quarto ideal?

Verde e amarelo também podem decorar um quarto ideal, são cores vencedoras no quesito sono. As pessoas que escolhem essas cores dormem por volta de sete horas 40 minuto.

No entanto, um quarto ideal deve evitar a cor roxa, pois é uma cor muito estimulante e pode cortar as horas noturnas de descanso para menos de 6 horas. As cores cinza e marrom também não passam no teste, por serem cores tristes e deprimentes.

O estudo, realizado pela Travelodge, estudou cerca de 2.000 casas para investigar a influência da cores na qualidade do sono. Eles descobriram que as pessoa que dormem em quartos decorados com cores calmas, como o amarelo, azul ou verde, recebem a melhor noite de sono.

Chris Idzikowski, especialista em sono do Centro do Sono de Edimburgo, diz: “Este é um resultado surpreendente, uma vez que existem receptores especializados chamados células ganglionares da retina dos nossos olhos, que são mais sensíveis à cor azul. Esses receptores alimentam informações em uma área no fundo do nosso cérebro que controla ritmos por 24 horas, e afeta a forma como nos sentimos durante o dia. Essa interação entre a luz, o sono e a vigília é extremamente importante.”

O estudo também descobriu que os britânicos que dormem em um quarto roxo, estão obtendo em média, somente cinco horas e 56 minutos de sono por noite. Eles dizem que a razão para isso poderia ser que a cor roxa é mentalmente estimulante que fa com que seja difícil para desligar depois de um dia atarefado.

quarto ideal

Os outros dois esquemas de cores menos favorecidos para um quarto ideal são marrom, onde as pessoas obtêm em média 6 horas e cinco minutos de sono por noite, e cinza, que resulta em média de 6 horas e 12 minutos por noite.

O estudo também descobriu que a cor afeta outras atividades no quarto. Os casais que dormem em um quarto que está decorado com uma cor caramelo, fazem sexo em média três vezes por semana. Mas aqueles que dormem em um quarto vermelho fazem sexo apenas uma vez por semana.

Frances Whitley, designer de interiores do Travelodge afirma que a cor do quarto pode influenciar o seu estado de espírito e definir o tom para o seu ambiente de vida cotidiana. Portanto, é importante escolher uma decoração para um quarto ideal que irá ajudá-lo a relaxar e induzir o sono.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

6 Quartos de bebê para você se inspirar

Escolhendo a iluminação ideal para o quarto do seu filho

Como tirar o sono durante o dia

12 Hábitos saudáveis para melhorar o sono

11 Alimentos que estimulam o sono

Como dormir bem

Conheça qual o melhor travesseiro para dormir melhor