Vitaminas

Niacina: por que a vitamina B3 é importante para o funcionamento do corpo

Por Redação Doutíssima 12/06/2014

Com um nome pouco conhecido e que pode trazer certa estranheza em um primeiro momento, a niacina é uma importante vitamina para o funcionamento do corpo. Popularmente chamada de Vitamina B3, a niacina tem como sua principal função converter as enzimas contidas nas proteínas, nos carboidratos e nas gorduras em energia para o corpo.

Benefícios da niacina

Cabe ainda à niacina, uma vitamina do Complexo B, fazer a manutenção da circulação do sangue e de manter a pele saudável e robusta. Além disto, ela melhora o funcionamento do cérebro, aumentando a capacidade de memória.

niacina

Niacina está presente em uma variedade de alimentos, como frutas secas e leite. Foto: Shutterstock

A niacina também auxilia no funcionamento normal do sistema digestivo, promovendo o apetite saudável. Outra contribuição da niacina é o efeito relaxante que ela produz na artrite, também ajudando no tratamento da esquizofrenia.

No entanto, o benefício mais importante da vitamina B3 é a diminuição e o controle dos níveis altos de colesterol. A ingestão de grandes quantidades de niacina como, por exemplo, 1.100 miligramas ou mais por dia, pode ajudar a reduzir consideravelmente o nível de colesterol ruim (LDL) e elevar o índice do colesterol bom (HDL), prevenindo, assim, o espessamento das paredes das artérias.

Os benefícios da niacina se estendem ainda ao tratamento dos distúrbios respiratórios ou vasculares, assim como para casos de depressão. Isto porque, em virtude de suas propriedades antidepressivas, a ingestão da vitamina pode auxiliar no tratamento de forma secundária. Ou seja, ela complementa o tratamento medicamentoso da depressão. O mesmo se aplica a quadros de déficit de atenção, a dependência alcoólica, enxaquecas e tonturas.

Ausência de niacina

A falta da niacina no organismo pode provocar a pelagra, um distúrbio que gera diarreia, dermatite e lesões nervosas que afetam o sistema nervoso central, podendo levar o indivíduo a um quadro de demência. Além dessa enfermidade, a carência de niacina pode levar à fadiga, irritabilidade, insônia e cefaléia.

A niacina é conhecida para o tratamento de diabetes e dos níveis elevados de açúcar no sangue. Um grande número de pessoas diabéticas têm sido capazes de controlar de forma eficaz o nível de HbA1c apenas com a ajuda da niacina.

Consumo de niacina

A carne vermelha é uma das principais fontes da niacina, o que não significa que se deva abusar do alimento. Caso contrário, o efeito benéfico proporcionado pela vitamina se perde em virtude do entupimento das artérias por gordura saturada.

A niacina ainda pode ser encontrada na carne de frango, no fígado de boi, no peru, no atum, amendoim, ovos, produtos avícolas, coalhada, levedura de cerveja, gumes, batatas, queijos, arroz selvagem, aveia, cevada, leite e flocos de trigo. Alimentos como pão e cereais também são ricos em niacina.

A ingestão da niacina ainda pode ser feita pelo consumo de suplementos de vitamina B3 ou mesmo por meio de líquidos. O indicado é que mulheres consumam pelo menos 15mg a 18mg por dia, sendo extremamente benéfico para quem se encontra tomando pílulas anticoncepcionais. Já os homens devem consumir entre 15 mg e 19 mg por dia, enquanto que as crianças devem ingerir entre 9mg e 13mg de vitamina B3 diariamente.

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Descubra os benefícios da vitamina C para a pele e como utilizá-la

Vitamina D e cálcio podem estender a expectativa de vida! Descubra quais alimentos possuem e incorpore-os à sua alimentação

Saiba mais sobre a Niacina

Confira esses 6 alimentos ricos em vitamina B para você priorizar na sua alimentação

Sais minerais e vitaminas aumentam a expectativa de vida dos idosos e diminuem o risco de doenças

Usar suplementos alimentares e vitaminas: faz a diferença ou não?

15 vitaminas e minerais vitais para a sua saúde