O hábito de comer devagar é importante para a saúde, pois a velocidade empregada na refeição impacta diretamente no processo digestivo. Praticar uma mastigação eficiente é o princípio para uma boa nutrição, resultando também em um apoio ao processo de emagrecimento.
Comer devagar faz comer menos
O ato de comer devagar, saboreando e mastigando o alimento até ele ficar completamente pastoso em nossa boca, normalmente nos sacia com a metade da porção ingerida usualmente. Daí a importância de comer devagar no processo de emagrecimento.
Dessa forma, o hábito de comer devagar ajuda na perda de peso e atua de forma com que ela ocorra gradualmente, sem que a pessoa passe fome ou restrinja de forma exagerada a quantidade dos alimentos. Ao comer devagar, a pessoa acaba não sentindo a necessidade de repetir o prato, pois já se sente saciada.
Podemos dizer que a mastigação é o primeiro sinal que enviamos ao cérebro para que ele identifique o início de uma refeição. Os primeiros sinais de saciedade chegam ao nosso cérebro em aproximadamente 15 minutos após começarmos a comer
Então, se a mastigação ocorre de uma forma muito rápida, não há tempo para o cérebro se sentir saciado. Ao não comer devagar, acabemos nos alimentando continuamente até que o estômago fique cheio. É interessante ressaltar, contudo, que quem deve indicar o momento para cessar a refeição é nosso cérebro e não o nosso estômago.
Além disso, ao comer devagar, a digestão se torna mais eficiente, resultando em uma maior produção de enzimas e ácidos que iniciam o processo de digestão dos alimentos ao entrarem na boca. Isso facilitará a fruição desse processo ter continuidade no estômago e intestinos.
O paladar também agradece, pois, ao comer devagar, sentimos mais o sabor dos alimentos e sua textura e sua temperatura, o que faz com que sintamos mais prazer em cada refeição.
Comer devagar é mastigar bem
Comer devagar significa dar atenção à ação de morder, triturar e mastigar os alimentos, transformando-os em partículas cada vez menores e preparando-as para a deglutição e a digestão.
A importância de comer devagar está na necessidade de praticar uma mastigação eficiente. Ao contrário do que pensam muitas pessoas, a digestão dos alimentos começa ali mesmo, na boca, quando o alimento entra em contato com a nossa saliva, que é rica em enzimas e ácidos digestivos.
Ao não comer devagar, o alimento permanece por pouco tempo na boca, ou seja, é deglutido com pedaços inteiros. Ao chegar ao estômago, ele terá mais dificuldade de ser digerido. Os resultados poderão ser sensações desagradáveis, como inchaço e flatulências, decorrentes da fermentação.
Mastigação correta
Apesar de não existir uma regra geral para uma mastigação correta, recomenda-se que seja dada atenção a alguns aspectos. Por exemplo, a textura do alimento se transformando em nossa boca, considerado o sinal de que um alimento está pronto a ser deglutido, é quando ele se apresenta de forma pastosa em nossa boca.
É importante incentivar ainda a mastigação bilateral, pois deixar o alimento rolar pela boca, de um lado para o outro, é necessário para sentimos o sabor dos alimentos.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Conheça os malefícios do sobrepeso para sua saúde bucal
Tratamento para obesidade: quando é hora de procurar e quais os melhores tratamentos paracombater o excesso de peso
Ler as informações nutricionais do rótulo dos alimentos pode ajudar a perder peso
Não espere mais! Aprenda como acelerar o metabolismo e perca peso ainda mais rápido
Composição corporal: o que você precisa saber para perder peso com saúde e de maneira definitiva
DIETA DE PROTEINAS : Já ouviu falar na dieta de proteínas? Saiba mais sobre essa dieta, suasconsequências e possíveis benefícios para saúde e perda de peso
Saiba mais sobre a nova maneira de perder peso: aplicativos para dieta nos smartphone