Moda

Aposte na moda do cardigã para compor o look deste inverno

Por Redação Doutíssima 18/07/2015

Casaquinho perfeito para o clima ameno, o cardigã é uma peça fofa e romântica. Na hora de montar o look, o item representa uma verdadeira peça-chave: por cima de qualquer camisa, blusa ou regata, ele complementa o visual e ainda ajuda a manter o corpo mais aquecido.

É por isso que, atualmente, o tradicional modelo de lã com botões e manga comprida já conta com variações.

cardigã

Adorado pelas mulheres, cardigã é uma peça originária do vestuário masculino. Foto: iStock, Getty Images

Por ser culturalmente adorado pelas mulheres, é difícil imaginar que o cardigã é, na verdade, uma peça originária do vestuário masculino. Mas é fato! A peça surgiu durante a Guerra da Crimeia, como parte dos uniformes de tropas britânicas.

Foi graças à madeimoiselle Coco Chanel, nas décadas de 20 e 30, que o item passou a ser parte do visual das mulheres, que adoravam usá-lo com vestidos e saias.

Cardigã: como escolher o modelo ideal?

Atualmente, o cardigã é item indispensável no guarda-roupa feminino. Há inúmeras variações dos modelos tradicionais: itens lisos e estampados, com textura fina ou grossa e comprimentos longos ou curtos. É impossível negar que a peça é versátil.

Mas, na hora de escolher o cardigã perfeito, é preciso levar em consideração alguns preceitos. Mulheres baixas podem optar por modelos com decote em V e sem bolsos laterais, para dar a impressão de uma silhueta mais alongada e menos estufada. A recomendação é não usá-lo abotoado.

Já as mulheres mais altas têm a opção de investir no cardigã com um cinto por cima. Ele vai valorizar a silhueta, marcando bem a cintura. Neste caso, até os modelos com comprimento mais curto podem ser uma boa aposta, pois não haverá a preocupação de achatar a silhueta.

Para quem busca uma aparência mais incrementada, é possível combinar a peça com outros acessórios, como anéis grandes, colares compridos ou maxibrincos. Assim, o look já fica naturalmente mais estiloso – mesmo que você esteja usando uma calça jeans despojada.

Aprenda a montar looks lindos com cardigã

A grande vantagem do cardigã é que a peça é adaptável às diferentes silhuetas femininas. Além disso, pode ser combinada em produções diurnas e noturnas, chiques e básicas. Mas eis uma dica simples que vale para todas as mulheres: procure usar a peça com blusas mais justinhas por baixo, pois o casaco já dá certo volume ao look.

Com essa orientação em mente, é possível criar inúmeras composições com o cardigã. Confira abaixo, algumas opções sobre como investir na peça – no decorrer do dia a dia, ou à noite.

1. Como usar cardigã no dia a dia?

No ambiente de trabalho, é bacana combinar o cardigã com calça jeans skinny ou leggings. As peças mais justinhas são excelentes. Você pode mesclar com colares e chapéus, para assegurar um toque moderninho à produção. Outra alternativa é investir em um complemento bem contemporâneo nos pés: como botas acima do joelho.

2. Como usar cardigã à noite?


Em eventos noturnos, que clamam por um look mais chic, o cardigã não deixa de ser opção. Ele garante um ótimo caimento com saias rodadas, de cintura alta ou shorts com cinto. Complete com uma maquiagem bem chamativa, com tonalidades de batom vibrantes, e você estará pronta para qualquer ocasião.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!