Quando um novo colega chega do escritório ninguém está livre de ter uma atração instantânea. Acontece que nem sempre seduzir no trabalho é uma boa ideia, já que pode tirar sua atenção e até mesmo prejudicar sua vida profissional. Está gostando dele? Que tal levar isso para fora do horário de expediente?
Relacionamento no trabalho é algo comum
Quando colegas de trabalho passam muito tempo no escritório juntos, é inevitável que alguns acabem misturando negócios com prazer. Romances no trabalho são bastante comuns: quase 40% dos funcionários já namoraram um colega de trabalho em algum momento de sua carreira, de acordo com um novo estudo do CareerBuilder.
Essa pesquisa também indicou um dos primeiros problemas em seduzir no trabalho. Segundo o levantamento, 20% das pessoas que tiveram romance no escritório fizeram isso quando já eram casados ou então tiveram um caso com um colega de trabalho que era casado na época. Além disso, 5% das pessoas que namoraram um colega de trabalho saíram do emprego depois que a relação acabou.
Qual é o problema de seduzir no trabalho?
Seduzir no trabalho em busca de um romance é capaz de colocar você em uma situação comprometedora. Seria difícil resolver um conflito de interesses se um de vocês estiver em posição de influenciar a carreira do outro, por exemplo. Optar pelo empregador ou pelo interesse amoroso? Além disso, a confiança deve ser redobrada no outro para que ele não revele informações pessoais no ambiente de trabalho.
No entanto, o motivo mais comum para evitar algo a mais com um colega de trabalho é o fato de que se não der certo, você teria que trabalhar com ele ou vê-lo quase todos os dias. Isso é especialmente difícil para a pessoa que não queria o fim do relacionamento, muitas vezes levando à queda de produtividade ou drama e hostilidade no ambiente de trabalho.
Além disso, focar em paquera e sedução durante o expediente pode prejudicar o desempenho no trabalho. É possível que em pouco tempo você queira almoços mais longos ou momentos a sós com a pessoa, o que é capaz de prejudicar a postura profissional.
Acontece que muitas vezes a atração é inevitável e fica difícil não jogar um charme – ainda que sem querer. A melhor postura nesses casos é levar a relação para outro momento e outra situação. Convidar a pessoa para um happy hour, um jantar ou um passeio no final de semana pode ser um bom início.
É importante ainda conhecer a política do empregador quanto a relacionamentos no trabalho. Muitas empresas são flexíveis nesse aspecto, mas nem todas agem dessa forma e conhecer a posição delas previne surpresas desagradáveis.
Em outras palavras, quando se trata de romance, sedução e paquera no local de trabalho, é melhor pesar os prós e os contras em primeiro lugar. Você realmente pode encontrar o amor da sua vida, mas também é capaz de perder o melhor trabalho que já teve.
Lembre-se que um encontro com um colega de escritório já basta para mudar a dinâmica no ambiente de trabalho. Por isso, evite tomar decisões no impulso e reflita bastante sobre a questão antes de qualquer atitude.
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