Nutrição

Conheça os benefícios da banana para a saúde

Por Redação Doutíssima 26/04/2013

A banana é uma das frutas mais consumidas em todo o mundo em razão de suas inúmeras propriedades benéficas à saúde. Ela tem um elevado teor de potássio, mineral que é essencial para a função muscular. Com isso, os efeitos da fruta no organismo podem ser muito úteis para inúmeras condições.

 

Benefícios da banana para a saúde

Por ser rica em muitos nutrientes e substâncias benéficas para o organismo, a fruta vem sendo muito estudada como alternativa para o tratamento de inúmeras condições de saúde.

banana

Fruto da bananeira pode fornecer ferro e potássio e fibras para o organismo. Foto: iStock, Getty Images

1. Anemia

A fruta fornece ferro, que é essencial para a produção de hemoglobina, mioglobina e muitas enzimas essenciais para a formação de células vermelhas do sangue.

2. Pressão arterial

Uma baixa ingestão de sódio é essencial para a redução da pressão arterial. Entretanto, o aumento da ingestão de potássio pode ser tão importante quanto essa redução, em razão do seu efeito vasodilatador. Por isso, pesquisadores indianos recomendam comer duas unidades da fruta por dia para ajudar a controlar a pressão arterial elevada.

3. Reduz o risco de um acidente vascular cerebral

Há evidências de que as pessoas com um baixo consumo de potássio têm aumentado o risco de sofrer acidente vascular cerebral. Estudos publicados no New England Journal of Medicine sugerem que comer a fruta regularmente pode reduzir o risco de ter um acidente vascular cerebral em até 40%.

4. Asma

Um estudo realizado pelo Imperial College, de Londres, descobriu que as crianças que comiam uma banana por dia tinham 34% menos chances de desenvolver asma.

5. Câncer

Algumas evidências sugerem que o consumo moderado da fruta protege contra câncer de rim. Segundo um estudo sueco, publicado em 2005, nesses casos as chances da ocorrência da doença diminuem em até 40%. Isso ocorre porque a banana tem altos níveis de compostos fenólicos antioxidantes.

6. Fonte de energia

Ela é uma excelente alternativa às bebidas esportivas. O fruto é fonte de antioxidantes, fibras, potássio e vitamina B6, que são essenciais para melhorar a energia. Isso é o que sugere um estudo realizado pela Appalachian State University, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

 

banana 

Benefícios nutricionais da banana

Além de ser rica em potássio, a fruta é uma boa fonte de fibra dietética, pobre em gordura saturada e colesterol. Ela é uma das poucas frutas que contém toda a variedade do grupo de vitamina B: tiamina (B1), riboflavina (B2), niacina (B3), ácido fólico (B6) e um pouco de B5 e vitamina B12.

Em comparação com uma maçã, essa fruta tem quatro vezes mais proteína, duas vezes mais carboidratos, três vezes mais fósforo, e cinco vezes mais vitamina A e ferro. Além disso, é rica em cobre, cromo, flúor, manganês, selênio e zinco. Ou seja, se você quer ter um corpo saudável, adicionar uma banana a sua dieta pode ser uma ótima opção.

Comer muitas unidades da fruta diariamente é capaz de causar alguns efeitos colaterais desagradáveis, como indigestão e necessidade de ir ao banheiro muitas vezes – isso ocorre devido ao seu teor de fibras.

Ainda, elas são relativamente ricas em calorias para uma fruta e, por isso, comer uma banana ou duas por dia é o suficiente para manter uma dieta equilibrada e beneficiar-se com os efeitos positivos da fruta para a saúde.