O potássio é um metal branco-prateado e de consistência mole. Este metal é o sétimo do seu grupo em abundância no planeta. Ele é um elemento indispensável no organismo humano, pois auxilia na eliminação de resíduos celulares, assim como na manutenção das fibras musculares e nervos. O potássio está presente em diversos alimentos, como os seguintes: batata, tomate, feijão branco, batata doce, abacate, leite de cabra, soja, beterraba, damasco e banana.

 

falta de potássio

 

Os perigos da falta de potássio

 

Câimbras nos braços e pernas

A falta de potássio provoca, muito comumente, câimbras nos braços e pernas. Isso acontece pois o corpo precisa desta substância para realizar a contração muscular, logo, sentimos dores quando apresentamos a carência dela. Caso você apresente câimbras nos braços ou pernas com frequência ou sem razão aparente, você pode estar sofrendo de falta de potássio.

Vômitos

Em casos mais graves, a falta de potássio no organismo pode provocar vômitos. Em casos menos graves, a falta deste nutriente pode provocar apenas náuseas. Isto ocorre pois o potássio é essencial para o bom funcionamento do sistema gastrointestinal.

Cansaço e fraqueza em excesso

Quando o nosso corpo apresenta uma carência de vitaminas e minerais, nos sentimos cansados e fracos com frequência. O mesmo acontece com o potássio. Se a falta de potássio for o agente causador desses sintomas, basta que um exame de sangue seja realizado para que o diagnóstico possa ser confirmado.

Palpitações cardíacas

O potássio é vital para que o coração continue batendo. Além disso, ele também ajuda na regulação da pressão sanguínea. Quando o corpo apresenta uma falta de potássio, o indivíduo pode começar a sentir palpitações cardíacas. Estas palpitações cardíacas podem ser detectadas em um eletroencefalograma. Os médicos irão então avaliar os resultados do exame, e recomendar qual a melhor maneira de recuperar seus níveis de potássio.

Cólicas abdominais

Como dissemos anteriormente, o potássio é essencial para a contração muscular. Quando o corpo apresenta carências desta substância, ele tende a doer. Além de braços e pernas, dores no abdômen também são comuns nestes casos. Estas cólicas podem ocorrer de forma leve ou grave, variando conforme a gravidade da falta de potássio.

 

falta de potássio

(Fonte: www.informacaonutricional.blog.br)
 

 

Saiba mais sobre a falta de potássio assistindo a reportagem abaixo:

 

 
 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Descubra os sintomas da falta de potássio

4 Sinais da falta de potássio no seu corpo

Batata doce: fonte de energia para a prática esportiva

Receitinha fitness: Bolo de Batata Doce

Soja: o segredo da eterna juventude

Descubra os sintomas da falta de Magnésio

Descubra os sintomas da falta de Vitamina B12 no seu corpo