O câncer de mama é responsável por inúmeras mortes todos os anos e, por isso, as mulheres devem estar atentas a qualquer sinal de alteração nos seios. É por isso que o autoexame é fundamental e deve ser feito a cada mês, já que as chances de cura da doença são maiores quando ela é detectada precocemente.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são estimados 57.960 casos de câncer de mama no Brasil a cada ano de 2016 e 2017. A prevenção contra o câncer de mama consiste basicamente nos cuidados em relação aos fatores de risco. É por isso que você também precisa fazer exames constantemente para identificar possíveis anormalidades nas mamas.
O que é autoexame
O autoexame é um procedimento que as mulheres podem fazer em si mesmas a fim verificar se há alterações nas mamas. Ele tem como objetivo fazer com cada uma conheça de forma detalhada os seios, pois isso facilita a identificação de possíveis mudanças que servem de alerta para a busca por um médico.
Ele é fundamental, pois ao tocar os seios com frequência, a mulher passa a conhecer melhor seu corpo, podendo identificar mudanças com maior facilidade.
Trata-se de uma forma de detectar precocemente o câncer de mama. Apesar disso, não deve ser o único exame para essa finalidade. Mamografia, ultrassom, biopsia e ressonância magnética ainda são fundamentais para identificar o câncer.
Na hora do autoexame, qualquer alteração percebida é motivo para que a mulher procure um médico que possa fazer o diagnóstico.
Pequenos nódulos nas mamas e axilas, mudanças na cor da pele, feridas no entorno do mamilo, deformações, retrações, abaulamentos e liberação de secreções devem ser observadas, pois estão entre os sintomas do câncer de mama.
Como fazer o autoexame
Depois dos 20 anos, toda mulher deve fazer o autoexame mensalmente, sete dias após o começo da menstruação, período em que as mamas estão mais indolores e flácidas. Para quem já estiver na menopausa, o ideal é estabelecer um dia em que será feito o toque das mamas a cada mês. Siga o passo a passo abaixo e avalie se há alterações.
- Em frente ao espelho
Fique parada em frente ao espelho para o autoexame. Primeiro, observe as mamas com os braços caídos ao lado do corpo. Depois, levante os braços e posicione-os acima ou atrás da cabeça. Por último, apoie as mãos na cintura, fazendo força a fim de flexionar os músculos do peito.
Em todos esses momentos, observe qualquer alteração das mamas, a posição e o formato do mamilo. Você também deve pressionar os mamilos suavemente para identificar possíveis secreções.
- De pé
O ideal é que esse procedimento seja feito durante o banho, para que as mãos escorreguem com maior facilidade. Primeiro, levante o braço esquerdo e posicione-o atrás da cabeça. Aí, com a mão direita, apalpe a mama esquerda com os dedos juntos e esticados, fazendo movimentos circulares e de cima para baixo por toda a região.
Uma dica é dividir o seio em faixas e analisar cada uma. Também apalpe da direção dos mamilos para as extremidades. Depois, é preciso inverter o procedimento para sentir o outro seio.
- Deitada
Posicione uma toalha ou pequeno travesseiro embaixo do ombro direito enquanto estiver deitada e coloque o braço direito atrás da cabeça. Depois, com a mão esquerda, apalpe toda a mama direita e as axilas. Para completar o autoexame, inverta o procedimento e analise o seio esquerdo.
Lembre-se: se achar qualquer alteração, por menor que seja, ou tiver dor, procure um médico para que ele possa fazer exames para diagnosticar o problema.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!