Clínica Geral

Hiperidrose: dermatologista explica como tratar

Por Dra. Roseli Andrade 23/01/2014

hiperidrose

Hiperidrose é um excesso desagradável de suor, em uma ou várias partes do corpo,as principais queixas são na área axilar e das mãos e pés.

Atinge homens e mulheres e se manifesta em várias idades.

As pessoas que apresentam Hiperidrose geram suor nas mesmas condições e sob os mesmos estímulos que os outros pacientes, só que em quantidade maior. Por outro lado, podem gerar suor, mesmo em condições onde outras pessoas não o apresentariam, como com pequenas emoções e mesmo com temperatura normal. Isso acaba gerando um processo de ansiedade que realimenta a Hiperidrose.

Alguns pacientes referem que passaram a apresentar Hiperidrose, quando submetidos à responsabilidades maiores, geralmente profissionais, ou durante períodos de maior emoção, como a adolescência, problemas familiares, conjugais ou econômicos. O que acontece, é que estas pessoas já apresentavam a Hiperidrose, mas com o stress emocional, ela se manifestou.

Antigamente se associava a Hiperidrose a problemas psicológicos, mas, a Hiperidrose tem causa genética, já se nasce com a tendência. O que evidencia esta causa genética , é que nas famílias de pacientes que tem Hiperidrose, é comum, embora não obrigatório, que existam outros parentes diretos, irmãos, pais, tios ou avós com o mesmo problema. Trabalhos recentes publicados nos EUA, confirmam esta possibilidade. Outra evidência da causa genética, é que mesmo crianças muito pequenas podem apresentar Hiperidrose.

Existem dois tratamentos eficientes para a Hiperidrose, a Toxina Botulínica e a Simpatectomia.

A Simpatectomia é uma cirurgia muito antiga, realizada na velha técnica , através de um corte acima da clavícula ou na técnica moderna através de uma pequena incisão no tórax e auxílio de equipamentos de vídeo. É uma técnica eficiente, mas A SIMPATECTOMIA TEM COMPLICAÇÕES raras, mas reais, o que torna a decisão por esse tipo de tratamento uma decisão muito séria tanto para o médico como para o paciente.

Uma nova técnica, muito moderna, sem riscos, a Toxina Botulínica ( BOTOX® / Dysport ), foi adicionada ao tratamento da Hiperhidrose. A aplicação da Toxina Botulínica  realizada por médicos dermatologistas, pode ser feita na mão, na axila ou em outros locais elimina completamente o suor. O procedimento é realizado sem internação, no ambiente do consultório médico, e o paciente pode retornar as suas atividades normais no mesmo dia. O Tratamento com a Toxina Botulínica não e definitivo , mas reaplicações podem ser feitas, em media a cada 6/12 meses, dependendo do caso, o que mantém a região tratada sem sudorese.

A vantagem da a Toxina Botulínica ( BOTOX® / Dysport ) , é que apresenta quase nenhum risco, e não é cirurgia, a desvantagem é que não é definitivo. Por isso existem as duas técnicas, exatamente porque são diferentes.

DRA ROSELI ANDRADE CRM 91690

DERMATOLOGISTA ESPECIALISTA PELA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA.