Com certeza, você sabe que fazer exercícios é importante. A prática de qualquer atividade física – seja uma caminhada, pilates, jump, zumba, ballet e tantas outras opções – faz bem para a saúde, para a estética corporal e também para a mente.
Mas se os benefícios do exercício são conhecidos, por que o Ministério da Saúde constatou que houve um aumento de pessoas acima do peso? Segundo o levantamento, em 2006, 42,7% dos brasileiros estavam acima do peso; em 2011, a taxa era de 48,5%. Em relação aos obesos, no mesmo período, a taxa era de 11,4% e passou para 15,8%.
Falta de exercícios: sedentarismo
A resposta para o aumento constatado pelo Ministério da Saúde é simples e se resume a uma palavra: sedentarismo. O mesmo levantamento apontou que não chega a 40% o número de homens que praticam atividade física; e 22% é o percentual de mulheres que praticam exercícios.
A falta de tempo é, sem dúvida, uma das principais justificativas para os sedentários. Mas será que dentro da sua casa não há um local aconchegante para instalar a sua academia, ainda que conjugada com uma sala de estar?
Exercícios em casa
Para sair do sedentarismo, é possível fazer alguns exercícios físicos no aconchego do seu lar. Crie coragem para levantar do sofá com sete opções que separamos.
É importante, entretanto, que você faça uma avaliação médica antes de começar os exercícios para fazer um levantamento da sua saúde.
Também não se esqueça dos exercícios de alongamento e de aquecimento, que podem ser feitos em uma bicicleta ergométrica ou esteira da sua sala, ou numa caminhada ou corrida no parque.
1. Musculatura do peito
Faça flexões apoiando a ponta dos pés e as duas mãos no chão. Comece com duas séries de cinco a oito vezes. Depois, aumente para três séries de 10 a 15 vezes.
2. Musculatura dos ombros
Em pé e braços esticados, faça movimentos para cima e para baixo segurando pesinhos de meio quilo em cada mão. Faça três séries de 15 movimentos.
3. Coxas e Glúteos
Com a mão na cintura e a perna esquerda pra frente e a direita para trás, leve o tronco para cima e para baixo. Faça três séries de 15 vezes. Troque as pernas e repita o movimento.
Também em pé com as mãos na cintura e pés afastados, faça movimentos para cima e para baixo. Repita três séries de 15 movimentos
4. Panturrilha
Em pé, apoie os braços em algum lugar. Suba e desça o corpo. Repita o movimento em três séries de 15 vezes.
5. Bíceps
Em pé ou sentada, segure pesos de dois quilos e faça movimentos para cima e para baixo. Repita três séries de 15 vezes.
6. Glúteos
Com um colchonete, apoie os cotovelos e os joelhos no chão. Leve a perna esquerda flexionada para cima e para baixo. Faça três séries de 15 vezes de cada lado da perna.
7. Abdômen
Deitada no colchonete, joelhos flexionados e mãos apoiadas na cabeça, contraia o abdômen e suba e desça uma parte do tronco. Tome cuidado para não curvar o pescoço para frente. Apenas a parte superior das costas deve sair do chão. Repita três séries de 15 movimentos.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!