O selamento de dentes, é uma medida preventiva importante e bastante eficaz, cuja utilização poderá reduzir substancialmente o número de cáries bem como os custos inerentes a futuros tratamentos. Dentes perfeitos e saudáveis permitem que a criança sorria, contribuindo na sua socialização.
Os nossos dentes não são superfícies totalmente lisas, têm pequenas ranhuras nas faces utilizadas para a mastigação o que facilita acumular restos alimentares e de bactérias, aumentando a dificuldade na higienização ficando assim mais susceptíveis ao aparecimento de cáries.
Os dentes posteriores (molares e pré-molares) têm uma série de superfícies rugosas e fissuras, alimentos e bactérias ficam retidos frequentemente nestas rugosidades e provocam a cárie.
Os selantes são materiais muito resistentes e eficazes para que a cárie não apareça.
Saiba mais sobre: Como ter o sorriso do seu ídolo
Como agem os selantes?
- Como uma película protetora impedindo que substâncias prejudiciais cheguem aonde a escova não consegue limpar e com isso prevenindo a cárie e suas consequências
Aonde são colocados os selantes?
- São aplicados nas reentrâncias presentes principalmente nos dentes posteriores
- Pode também ser utilizados em outros dentes cuja anatomia possa contribuir para um aumento do risco de carie
A aplicação dos selantes é muito simples e consiste num procedimento indolor:
- Numa primeira fase, o dentista deixa o dente limpo e depois seco
- Seguidamente aplica-se uma solução à superfície mastigadora para condicionar o esmalte e permitir uma aderência mais eficaz ao material selante
- Posteriormente é colocada resina composta na superfície do dente e, por uma luz especial(fotopolimerizador), endurece-se esta resina que é aplicada líquida
- Depois aplica-se o material selante e estabiliza-se com a mesma luz. O procedimento demora apenas alguns minutos.
O que o selante faz para que não tenhamos cárie?
- Torna os sulcos(buracos naturais) dos dentes menos retentivos e com isso, mais fáceis de higienizar, limitando a acumulação de bactérias
- Tendo por base esta grande vantagem, a sua utilização deverá ser considerada tanto em dentes definitivos como em dentes de leite (decíduos)
As crianças têm maiores benefícios quando a aplicação de selantes é executada em dentes que acabaram de nascer.
Quais são as pessoas que realmente precisam se preocupar em selar os dentes?
- Pessoas com uma alimentação muito cariogênica
- Com pouca quantidade de saliva ou saliva muito viscosa
- Com má higiene oral
- Portadores de deficiência física ou mental
Veja também: Implantes dentários
Quanto tempo dura o selante?
Existe uma variação muito grande em relação a durabilidade do selamento dentário e isso está diretamente ligado aos cuidados do paciente e ao tipo de dente colocado. Os materiais utilizados são realmente bons e com uma duração bem longa.
Temos ai mais uma dica que pode ajudar os pais a cuidarem dos dentes de seus filhotes e com isso prevenindo problemas futuros mais graves. Consultas regulares no dentista podem lhe ajudar a diagnosticar e tratar mais rápido caso se torne necessário.