Guia dos Dentes

5 razões para você usar a escova de dente elétrica

Por Redação Doutíssima 12/08/2014

Manter uma boa higiene bucal é uma parte importante da rotina diária de todos. A formação de cárie e tártaro, por exemplo, é facilitada quanto não há uma devida limpeza, pelo menos duas vezes ao dia, seja por uma escova de dente elétrica ou manual.

Escova de dente elétrica tem vantagens

Enquanto escovas manuais e um bom creme dental podem ser uma boa opção para a prevenção, a escova de dente elétrica oferece uma série de benefícios adicionais. Veja neste artigo quais as vantagens de escolher um modelo elétrico e aposentar a sua escova tradicional.

escova-de-dente-elétrica

Velocidade de uma escova de dente elétrica permite limpeza mais profunda. Foto: Shutterstock

5 vantagens da escova de dente elétrica

1. Escovação mais rápida

Mesmo em alta velocidade, a sua mão não pode se mover tão rápido o suficiente para comparar com a velocidade de uma escova de dente elétrica. As cerdas deste modelo trabalham como em diversos ângulos, retirando mais placa bacteriana e partículas de alimentos e cobrindo todas as superfícies dos dentes de forma eficaz.

2. Escovação mais fácil

A escova elétrica faz a maioria do trabalho durante a escovação. Você não precisa fazer muito esforço em sua rotina de limpeza dos dentes. Tudo que o que você precisa fazer é aplicar o creme dental e movê-la sobre as superfícies dos dentes.

3. Limpeza profunda

O design da escova de dente elétrica permite chegar a algumas áreas que são difíceis de limpar com uma escova de dente tradicional. As zonas dos dentes mais próximas às gengivas, bem como as fendas entre os dentes, são muitas vezes abrigos para bactérias.

A escova elétrica possui cerdas que se movem rápido e limpam profundamente, para que eles possam chegar em todas as curvas e fendas e extrair as partículas de alimentos e bactérias nocivas à saúde bocal.

4. Promove uma limpeza indolor

A escova de dente elétrica é projetada para realizar uma limpeza minuciosa e profunda. Por isso, muitas pessoas pensam que ela pode deixar a sua boca e suas gengivas machucadas.

Se suas gengivas já estão inflamadas devido à falta de higiene bucal adequada, provavelmente elas vão ser mais sensíveis a qualquer tipo de escovação, seja ela elétrica ou manual.

Em uma boca saudável, uma escova elétrica não deve causar nenhuma dor ou desconforto. Suas cerdas são duras o suficiente para fazer o trabalho de limpeza, mas também são suaves o suficiente para evitar qualquer irritação na gengiva.

5. Auxilia na remoção de manchas

Estamos sempre consumindo bebidas que contenham cafeína, tais como café, chá quente, chá gelado ou refrigerante.  No entanto, o consumo frequente destas bebidas podem causar a manchas nos dentes. O poder extra de limpeza de uma escova elétrica faz com que seja mais fácil remover as manchas indesejadas e clarear seu sorriso.

Consulte com um dentista

Vale destacar que também é muito importante realizar uma limpeza anual completa, por um dentista, para evitar problemas ainda maiores. A doença periodontal, também chamada de gengivite, é especialmente perigosa para a saúde oral, uma vez que provoca a infecção e a inflamação das gengivas. Esta inflamação pode afrouxar os dentes e, eventualmente, levar à sua perda.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!