O cérebro de um bebê começa a se formar três semanas após a concepção. Quando nasce, o pequeno já tem 100 bilhões de neurônios. Não é à toa que estimular o desenvolvimento do recém-nascido pode ajudar a construir as conexões essenciais para que ele cresça plenamente. Para isso, exercícios e brincadeiras podem ser uma ótima ferramenta.
Desenvolvimento do cérebro na infância
O cérebro do bebê continua a crescer e se desenvolver significativamente ao longo da gravidez, razão pela qual os hábitos da mãe nesse período são importantes. Estudos mostram que é possível estimular desenvolvimento e funcionamento cerebral dele com comportamentos saudáveis, como não beber álcool e comer os alimentos certos.
Mas só isso não basta, é preciso ir além. Uma primeira infância cercada de livros e brinquedos educativos é capaz de deixar impressões positivas no cérebro, segundo estudo. Os cientistas descobriram que a estimulação mental de uma criança pode desenvolver as partes do sistema nervoso dedicadas à linguagem e à cognição.
Para chegar a esse resultado, os pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, dos Estados Unidos, analisaram 64 participantes ao longo de 20 anos. Descobriu-se que a estimulação cognitiva dos pais foi fator-chave para prever o desenvolvimento de várias partes do córtex 15 anos mais tarde.
A região mais afetada foi o córtex temporal lateral esquerdo, que está sobre a superfície do cérebro, atrás da orelha. Essa é a região que está envolvida na memória semântica, no processamento de significados de palavras e no conhecimento geral sobre o mundo.
Exercícios podem ajudar no desenvolvimento
Quem deseja ajudar no desenvolvimento de seus filhos, estimulando-os desde pequenos, pode recorrer a brincadeiras e exercícios. Confira alguns deles:
- Faça contato visual
Aproveite os breves momentos em que os olhos do recém-nascido estão abertos e olhe direto para eles. Os bebês podem reconhecer rostos desde muito cedo. Cada vez que ele olha para você, ele está construindo sua memória.
- Estique a língua
Estudos mostram que os bebês já podem imitar os movimentos faciais simples – o que é importante e estimula que a resolução de problemas comece cedo. Faça caretas com a língua e deixe que ele acompanhe você.
- Cante uma canção
Isso pode ajudar muito em seu desenvolvimento. Aprender os ritmos das músicas está ligado ao aprendizado de matemática e é capaz de envolver o pequeno.
- Construa uma pista de obstáculos
Para impulsionar as habilidades motoras, coloque almofadas, caixas ou brinquedos no chão e, em seguida, deixe seu bebê explorar e superar os obstáculos.
- Altere a paisagem
Mude seu filho para o outro lado da mesa. Você vai desafiar sua memória para descobrir onde as coisas são colocadas nas refeições, além de instigar a curiosidade.
- Deixe seu filho brincar com a comida
Quando ele estiver pronto para isso, sirva alimentos que variem em textura, como ervilhas cozidas, cereais, massas ou pedaços de melão. Ele vai começar a praticar seu movimento de pinça e a explorar seus sentidos.
E você, como ajuda a estimular o cérebro do seu filho? Conte para a gente! Também aproveite para conferir outras dicas que o Doutíssima traz para você.