Relacionamento

Saiba definir a hora de apresentar o namorado à família

Por Redação Doutíssima 31/07/2013

Se você está namorando há algum tempo, provavelmente já pensou sobre a hora de apresentar seu namorado para a família. Nesse momento, diversas dúvidas passam pela cabeça. Se o seu companheiro vai achar que é muito cedo, se realmente a relação está seria para dar esse passo – afinal, e se o namoro não durar?

Definir a hora de apresentar o namorado para seus pais e familiares parece um pouco estranho e desesperador para todas as partes envolvidas, mas seguindo algumas dicas rápidas é possível fazer com que todos se sintam confortáveis.

hora de apresentar

Preparar os pais é uma alternativa na decisão de apresentar o seu namorado. Foto: iStock, Getty Images

Será que é a hora de apresentar o namorado?

Em 2012, o site Seekingarrangement.com fez uma pesquisa com 100 mil britânicos sobre relacionamentos. Os resultados mostraram que as pessoas tendem a apresentar o parceiro aos familiares a partir de seis semanas – ou 12 encontros.

Na maioria dos casos, um convite para conhecer os pais da namorada é um sinal de que ela quer algo mais sério. Por isso, você precisa se certificar que o seu amor está no mesmo nível de comprometimento no relacionamento. Talvez para você o relacionamento seja sério, mas para ele, ainda está na fase de se conhecer melhor.

Portanto, não leve seu namorado para casa a menos que você tenha certeza que a relação é sólida. Como descobrir isso? Basta ver se vocês já falam sobre futuro juntos ou se ele já comentou a vontade de fazer parte da sua vida mais a fundo. Além disso, se ele já comentou que é hora de apresentar você para os pais dele, você já pode fazer o mesmo.

Prepare os pais na hora de apresentar o namorado

Quando for a hora do seu parceiro conhecer sua família, você pode preparar o terreno para um encontro sem maiores surpresas, preparando tanto seus pais quanto o seu namorado para o que esperar uns dos outros.

Dê aos seus pais alguma informação sobre ele, isso vai ajudá-los a iniciar uma conversa e evitar situações constrangedoras, como aqueles minutos de silêncio total na sala.

Além disso, você já deve avisá-los anteriormente sobre os assuntos a evitar, assim como as suas preferências e restrições alimentares. Ele é vegetariano? É melhor seu pai saber disso antes de convidá-lo para um churrasco.

Prepare seu namorado

Essa é talvez uma das tarefas mais importantes quando você decide que é a hora de apresentar o seu namorado para a família. Sua mãe odeia sua madrasta, seu irmão está em reabilitação, seu pai não suporta a ideia de que você tenha um namorado? Você deve fazer um dossiê completo sobre coisas importantes referentes a sua família.

As pessoas gostam de outras pessoas que são como elas. Então deixe seu namorado saber uma coisa ou duas que ele tem em comum com seus pais. E o mais importante: as regras existentes na sua casa.

 

O encontro não foi como você esperava?

Quando chega a hora de apresentar o seu namorado para os seus pais e familiares, você precisa dar um tempo para que ele possa se acostumar com seu familiares, e logo irá se sentir em casa.

Além disso, se tudo não ocorrer da maneira que você esperava, dê um tempo e deixe claro para o namorado e para a família a importância que cada um tem em sua vida.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!