Você conhece a escova interdental? É uma escova não muito conhecido pelos pacientes. É uma escova muito útil e extremamente importante principalmente para pacientes que fazem uso de aparelho ortodôntico ou de próteses dentárias.
A escova interdental é a escova que faz a limpeza aonde a escova comum não consegue chegar, por ser bem menor e com uma cabeça extremamente fina e cônica, entra facilmente em espaços como:
- Espaço entre os dentes.
- Espaço entre os dentes e as peças do aparelho.
- Espaço entre as próteses fixas ou coroas e a gengiva.
- Qualquer outro local de difícil acesso e que precise de uma escova de limpeza menor.
Saiba mais sobre: atendimento para pacientes com necessidades especiais
Quando você for comprar sua escova interdental não esqueça que ela possui tamanhos diferentes e cabos diferentes então verifique bem para que vai usar e escolha a opção certa. Não compre escovas interdentais muito grandes quando for para limpar os dentes em casos de pacientes com aparelho ortodôntico. Nesse caso aconselho aos pacientes escolher a escova mais fina possível o que vai limpar melhor e evitar que você danifique o aparelho.
Tamanhos mais comuns das escovas interdentais:
- Escova interdental de tamanho 1
- Escova interdental de tamanho 2
- Escova interdental de tamanho 3
As escovas vão ficando maiores de acordo com os números então o número 1 seria as escovas menores para pacientes com aparelho ortodôntico e a escova 3 seria a mais grossa que poderia ser utilizada pela maioria dos pacientes e os pacientes utilizadores de próteses como coroas ou fixas com mais de um elemento dentário.
Veja também: onicofagia, o péssimo hábito de roer unhas
Assim como as escovas normais, você precisa trocar quando sentir que ela está ficando com as cerdas demasiadamente curvadas e desalinhadas.
Fica a dica de mais uma ferramenta extremamente útil para a limpeza dos dentes. lembro que a escova interdental não foi feita para substituir a escova padrão, pelo contrário, ela foi feita para completar a limpeza.